Artechique mostra o que há de mais genuíno na Serra de Monchique

Cestos de vime, cadeiras de tesoura, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, rendas antigas, cintos e sapatos de couro são […]

Cestos de vime, cadeiras de tesoura, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, rendas antigas, cintos e sapatos de couro são alguns dos representantes do artesanato genuíno e local de Monchique que estarão à venda na Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, que decorre nesta vila de 6 a 8 de setembro.

No largo dos Chorões, sala de visitas de Monchique, haverá ainda medronho, mel, melosa, doçaria, enchidos e presunto, tudo com o bom sabor da serra.

Entre as 10 e as 23 horas, nos dias 6 e 7 de setembro, e as 10 e as 20 horas, no dia 8, a XIX Artechique oferece, além da diversidade de peças raras trabalhadas pelas mãos experimentadas dos artesãos serranos, um conjunto de atividades de animação e recreação, também elas intimamente ligadas aos modos de vida ancestrais deste «último maciço montanhoso do Sul».

A animação musical ficará a cargo de artistas locais, num convívio intergeracional que pretende dar a conhecer os melodiosos sons e vozes monchiquenses. Assim, haverá fado, música tradicional, baile ao luar e acordeonistas.

Em destaque, estarão o sempre disputado torneio de “3 setes”, no dia 7, a partir das 14 horas, e o já tradicional Encontro de Acordeonistas, que já vai na 26ª edição, no dia 8, às 16 horas.

A Artechique é organizada pela Junta de Freguesia de Monchique e conta com o apoio do município local.

 

Conheça aqui o programa detalhado da feira Artechique.

 

 

Comentários

pub