Ágata e Marco Paulo animam festas tradicionais de Vila Real de Santo António e Monte Gordo

Vila Real de Santo António e Monte Gordo honram, nos dois primeiros fins de semana de setembro, as suas padroeiras […]

Vila Real de Santo António e Monte Gordo honram, nos dois primeiros fins de semana de setembro, as suas padroeiras com as tradicionais festividades.

As festas de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira de Vila Real de Santo António, decorrem nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, com um concurso de fado e espetáculos musicais na Praça Marquês de Pombal.

No dia 31, sábado, depois das provas desportivas da manhã, tem lugar, às 22h00, na Praça Marquês de Pombal, a segunda eliminatória do Concurso de Fado Amador de VRSA.

A procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação sai à rua no domingo, dia 1 de setembro, depois das 17h00, e irá percorrer algumas das principais artérias da cidade, culminando com a saudação dos pescadores à imagem da padroeira, junto ao cais.

O programa da noite de domingo integra um concerto com «Ágata», a partir das 22h30, na Praça Marquês de Pombal, e termina com fogo-de-artifício, às 24h00, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.

Entre os dias 4 e 8 de setembro, será a vez de Monte Gordo realizar os seus festejos em honra da Nossa Senhora das Dores, padroeira dos pescadores.

O ponto alto das festas é a procissão religiosa, no dia 8 de setembro, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.

Inserido nas tradicionais festas, realiza-se também no domingo, dia 8 de setembro, na zona poente da marginal de Monte Gordo, um concerto com Marco Paulo.

Às 24h00, há lançamento de fogo-de-artifício, junto à praia.

As tradicionais festas de VRSA e de Monte Gordo são organizadas pela Câmara Municipal de VRSA e pelas juntas de Freguesia de VRSA e Monte Gordo. Contam com o apoio da VRSA SGU, da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.

Comentários

pub