Abutres-pretos e grifos enchem os céus de Mora

Abutres-pretos (Aegypius monachus) e Grifos (Gyps fulvus) estão a sobrevoar o concelho de Mora e são constantemente avistados nas zonas […]

Abutres-pretos (Aegypius monachus) e Grifos (Gyps fulvus) estão a sobrevoar o concelho de Mora e são constantemente avistados nas zonas mais rurais e junto às bacias de água.

Quem o garante é Jaime Pires, gerente do Solar dos Lilases, unidade turística de Mora, e um entusiasta da observação de aves.

“Nas últimas semanas, têm-se observado inúmeros indivíduos daquelas espécies, sinal de que a região proporciona comida e zonas de segurança e aprazíveis para abutres e grifos”, afirma, acrescentando que se pode também observar nos céus de Mora mais de 70 espécies de pássaros, incluindo um bom grupo de aves de rapina como a águia-calçada, a águia-de-asa-redonda, milhafre-real e milhafre-preto, águia-cobreira, águia-sapeira, peneireiro-comum e peneireiro-cinzento, entre outras.

A vasta região de montado complementada com as muitas ribeiras, barragens e charcas acompanhadas de muita vegetação fornecem óptimas condições para o desenvolvimento da natureza e especialmente das aves que precisam delas para se alimentar e proteger.

A quantidade e qualidade de aves são tais, diz o empresário, que está a equacionar deter uma oferta permanente de Bird Watching, com pacotes de dormida, passeios de fotografia e workshops sobre o tema.

Já este ano, o Solar dos Lilases organizou um passeio e workshop de fotografia pelo concelho, orientado pelo premiado fotógrafo Nelson d’Aires.

A pensar nesta nova oferta turística, a unidade hoteleira visa dar a conhecer a região, as suas histórias, etnografia, cultura e os seus trilhos entre pedras ou árvores antigas, através da fotografia e do visionamento das aves que ali residem ou usam a região como local de nidificação complementando estes aspectos com a riqueza da gastronomia da região.

Comentários

pub