Alejandro Marque é o novo Camisola Amarela da Volta a Portugal

Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) venceu o contrarrelógio da penúltima etapa e chegou à liderança da 75ª Volta a Portugal […]

Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) venceu o contrarrelógio da penúltima etapa e chegou à liderança da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Nos 35,3 quilómetros de luta individual contra o cronómetro entre o Sabugal e a Guarda, o corredor galego gastou 49 minutos e seis segundos.

O compatriota e companheiro de equipa de Marque, Gustavo Veloso, fez o segundo melhor registo a 36 segundos.

O anterior líder, Rui Sousa (Efapel/Glassdrive), não conseguiu melhor que a terceira posição, a quase minuto e meio do vencedor e baixou ao último lugar do pódio.

Alejandro Marque repetiu, este sábado, o triunfo já alcançado no contrarrelógio da Volta do ano passado, mas desta vez com sabor especial, porque a vitória permitiu-lhe chegar à Camisola Amarela Liberty Seguros.

“Senti-me bem antes de sair para a estrada e acreditei sempre que podia vencer. Ganhei eu, mas se tivesse sido o Gustavo Veloso também ficava contente porque somos muito amigos. Faço um balanço positivo da prestação da equipa OFM/Quinta da Lixa nesta Volta a Portugal. O Rui Sousa também merecia ganhar uma Volta, fez uma prova muito bonita, mas nós conseguimos gerir melhor a corrida. Dedico a vitória à minha mulher, ao meu filho, à equipa e a todos os que me apoiam”, afirmou o corredor de 31 anos, natural de Pontevedra, na Galiza e uma referência no contrarrelógio.

Entre vários triunfos nesta especialidade, e para além da vitória em Leiria, em 2012, venceu também a medalha de bronze nos campeonatos de Espanha do ano passado.

 

Algarvios com prestação muito discreta

 

Do “algarvios”, o melhor contrarrelogista foi o chileno Carlos Oyarzun, ao serviço do Louletano/Dunas Douradas, que gastou mais 3.00 minutos que o vencedor e se classificou na 14ª posição.

Por seu lado, o tavirense David Livramento foi o mais rápido da equipa Banco BIC/Carmim, não tendo ido além da 77ª posição.

Na classificação Geral, é também um homem louletano que exibe a classificação mais alta entre os ciclistas das formações do Algarve. Trata-se de Rui Vinhas (15º). Segue-se Henrique Casimiro (23º) do Banco BiC/Carmim.

Por equipas, o Louletano/Dunas Douradas é 14º entre 17 formações, enquanto o Banco BIC/Carmim é o último, traduzindo o que se tem passado nesta Volta, em que as formações algarvias têm andado arredadas das posições cimeiras.

 

Galego sucede a galego

 

Depois da 9ª etapa falta agora apenas mais um dia para terminar a competição e Alejandro Marque perfila-se para suceder ao compatriota e amigo David Blanco como vencedor da Volta.

Tal como Blanco, também Marque tem feito carreira ao serviço de várias equipas portuguesas, nomeadamente a formação profissional do Tavira.

A faltarem os 130 quilómetros da 10ª etapa que serão de consagração, Alejandro Marque tem 4 segundos de vantagem sobre Gustavo Veloso, o segundo classificado.

O terceiro da geral e o melhor português é Rui Sousa a 50 segundos da liderança.

Sousa perdeu a Camisola Amarela, mas recuperou a Camisola Vermelha Banco BIC, símbolo da liderança daclassificação por pontos.

As restantes classificações ficaram na mesma com Márcio Barbosa (LA Alumínios/Antarte)que já tinha garantido na véspera o título de “Rei da Montanha” e a respetiva Camisola Azul PODIUM.

O prémio da Juventude, Camisola Branca RTP, mantém-se na posse do cazaque Vladislav Gorbunov (Astana).

 

10ª Etapa – 18 agosto
Viseu – Viseu (130 km)
Este domingo, o ciclismo associa-se, em Viseu, aos grandes festejos populares de S. Mateus. O pelotão cumprirá a 10ª e derradeira etapa partindo e chegando à majestosa Avenida da Europa.

São 130km que passam nos vários pontos do concelho constituindo-se como a mais curta tirada em linha.

Na parte final do trajeto os corredores irão percorrer várias vezes o centro urbano de Viseu, permitindo aos milhares de pessoas que vão assistir ao Grande Final da Volta ter mais contacto com a competição.

Será o dia da consagração dos vencedores da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Comentários

pub