3ª Rota do Petisco já está a ser preparada em Portimão

Andar de restaurante em restaurante a provar petiscos bem regados, fazer uma pausa para entrar numa pastelaria e comer um […]

Andar de restaurante em restaurante a provar petiscos bem regados, fazer uma pausa para entrar numa pastelaria e comer um docinho algarvio com um licor ou um chá e ainda ter tempo para passear a pé, conversar com os amigos e ouvir música.

É este o espírito da Rota do Petisco, organizada em Portimão pela associação Teia D’Impulsos, cuja 3ª edição vai decorrer entre 6 de Setembro e 13 de Outubro.

Desta vez, haverá 70 espaços para percorrer pelos petiscadores e com duas novidades: é que a Rota se expande, pela primeira vez, a Alvor e até a Ferragudo, que até pertence ao concelho vizinho de Lagoa.

Este ano, o modelo de funcionamento da Rota do Petisco de Portimão vai repetir-se. As paragens do Roteiro Gastronómico correspondem aos diversos estabelecimentos aderentes ao projeto, os quais oferecem aos participantes a sua Ementa da Rota, distinguindo-se duas modalidades: a Ementa da Rota na modalidade “Petisco”, composta por um pratinho e por uma bebida, com o preço unitário de 2,50 euros, e a Ementa da Rota na modalidade “Doce Regional”, composta por uma sobremesa e por uma bebida, com o preço unitário de 2,00 euros.

Para percorrer a Rota, apenas será necessário possuir o Passaporte da Rota, o qual será distribuído nos locais aderentes.

Ao “petiscar” em cada estabelecimento o Petiscador ganha um novo carimbo no seu passaporte e, ao coleccionar os carimbos, poderá habilitar-se aos Prémios da Rota, como por exemplo as visitas com provas a adegas algarvias ou os passeios em barco à vela.

Quem completar pelo menos 15 paragens no seu percurso na Rota 2013, tem ainda direito ao brinde de participação: convite duplo para visita ao Museu de Portimão.

Para mais informações, o Regulamento de Funcionamento da Rota do Petisco de Portimão encontra-se disponível em www.teiadimpulsos.pt.

«Um dos segredos do sucesso assenta nas diversas sinergias que a TDI estabelece, com destaque para a parceria com a Câmara Municipal de Portimão. Além desta, a edição de 2013 conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Ferragudo, da Associação de Turismo de Portimão, da Região de Turismo do Algarve, da Associação de Turismo do Algarve, da Comissão Vitivinícola do Algarve e da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve», salienta a organização.

 

Os Estabelecimentos da Rota do Petisco de Portimão

 

A seleção de restaurantes, espaços de restauração ou pastelarias para a Rota do Petisco implica a oferta de cozinha tradicional algarvia ou nacional, ou de pastelaria regional.

Foi critério ainda a localização em zona onde se agrupem diversos espaços aderentes, permitindo que os Petiscadores percorram diversos locais a pé.

Na 3ª edição da Rota do Petisco de Portimão, o número de estabelecimentos participantes será de 70, bem acima dos 41 que deram sabor à Rota 2012. São 69 diferentes propostas para degustar nesta rota, 58 na modalidade petisco e 12 na modalidade doce regional.

Os 70 estabelecimentos participantes encontram-se distribuídos por sete diferentes zonas, que em 2013 terão também uma distribuição geográfica mais ampla.

Assim, além do centro de Portimão (zonas azul, verde, amarela e vermelha, com 37 estabelecimentos) e da Praia da Rocha (zona laranja, com 16 estabelecimentos), em 2013 a Rota vai também chegar a Alvor (zona castanha, com 8 estabelecimentos), com o apoio fundamental da Associação Alvorecer, que dinamizou a criação desta nova zona da Rota do Petisco.

Outra das novidades é a inclusão de uma Zona Convidada fora do concelho de Portimão que, em 2013, será Ferragudo (zona rosa, com 9 estabelecimentos).

«Em época de dificuldades económicas, apostou-se na manutenção do preçário praticado desde a primeira edição, de forma a manter a Rota do Petisco acessível ao maior número de participantes possível, independentemente da sua classe sócio-económica», adianta a associação Teia d’Impulsos.

 

Uma Rota Solidária

 

Em 2013, a Rota também vai ser solidária. Os participantes da Rota, ao iniciarem o seu roteiro, serão convidados a fazer um donativo de 1 euro a troco da entrega do passaporte, tendo assim a oportunidade de ajudar quem mais precisa.

Os donativos arrecadados nos “Mealheiros da Rota” serão entregues a três projetos sociais locais, nomeadamente o Refeitório Social do Centro Social de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, o Lar de Crianças Bom Samaritano, em Alvor, e o Centro de Apoio a Idosos, de Ferragudo.

Os passaportes da Rota do Petisco de Portimão poderão ser adquiridos nos 70 estabelecimentos aderentes da Rota 2013, bem como nos Postos de Informação da Rota: Museu Municipal de Portimão, Posto de Turismo de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, Posto de Turismo da Praia da Rocha, Posto de Turismo de Alvor e Posto de Correios de Ferragudo.

 

Programa de Animação Cultural na Rota do Petisco de Portimão

 

A Rota vai mais uma vez apresentar uma oferta de atividades culturais e artísticas que se irão cruzar com as diversas paragens do Roteiro Gastronómico.

Com o intuito de assegurar a riqueza deste programa, tanto em diversidade, como em quantidade, tem sido fundamental o estabelecimento de parcerias com associações culturais e outras entidades que colaboram na conceção do programa.

Este programa será mais uma vez constituído por diversas manifestações artísticas, com destaque para a música, a animação de rua, a dança, a poesia e as tertúlias, entre outras.

Entre os destaques do Programa de Animação Cultural para esta edição de 2013, salientam-se, entre outras:
– Animação musical, com a participação de diversos músicos e agrupamentos, estando já confirmada a presença de Afonso Dias, António Alfarrobinha, Ferros & Acordeons, Haja Saúde, Vítor Silva, Miranda e Amigos, entre outros.
– “Festas da Rota”, 3 noites de festa onde o vinho do Algarve vai estar em destaque com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve.
– Provas de Vinhos Algarvios, numa organização da Comissão Vitivinícola do Algarve e de várias adegas aderentes.
– Bailes da Rota onde a música popular será rainha ao som do Duocordion.
– Micro-bailes à Algarvia, onde os petiscadores serão convidados a descobrir as danças tradicionais.
– Workshops de Cocktails com a colaboração da Associação Barman Barlavento Arade.
– “Passeios Culturais pela Rota”, onde os petiscadores poderão conhecer outros ângulos e sabores da cidade, numa parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão.
– Rota Talks – Espaços e Memórias, 5 tertúlias onde os convidados irão revisitar espaços emblemáticos e vivências da Cidade de Portimão.
– Rota dos Petiscos em Bici com a organização da Portimão Cycle Chic

Na Rota do Petisco de Portimão 2013, os Petiscadores serão ainda convidados a ser mais participativos na sua passagem pela Rota. Iniciativas como a “Rota da Ilustração”, com o apoio do MODO, e a “Rota das Imagens”, com o apoio de André Mota, irão lançar o repto para que todos possam manifestar, em diferentes formas de expressão artística, a sua vivência da Rota.

As mais originais e criativas ilustrações, dizeres e imagens da Rota, para além de valerem prémios, vão ainda ser reunidas na exposição “A Minha Marca na Rota”, que estará patente ao público na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão de 25 de Outubro a 17 de Novembro.

Comentários

pub