“43 Miniaturas Matemáticas” para grandes descobertas

O que é a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? […]

O que é a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? Como é a geometria da Terra? O que são os quaterniões? Existe um hipercubo? Neste pequeno livro, responde-se de maneira breve e acessível a estas e outras perguntas que podem servir de aperitivo para descobrir o prazer da matemática.

O livro “43 Miniaturas Matemáticas” é o mais recente título, número 40, da coleção “O Prazer da Matemática” da editora Gradiva.

Este livro surgiu como resposta ao desafio lançado a dez professores e investigadores do Departamento de Matemática e do Centro de Matemática da Universidade do Porto, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.

Os autores são Paulo Ventura Araújo, Maria Pires de Carvalho, Gabriela Chaves, Lucinda Lima, Christian Lomp, António Machiavelo, Ana Cristina Oliveira, José Carlos Santos, Carlos Correia de Sá, Maria do Céu Silva e João Nuno Tavares.

“Os pequenos textos que aqui (no livro) se apresentam pretendem dar breves retratos de alguns tópicos matemáticos, na esperança de que o seu conjunto dê uma ideia fiel da paisagem real da matemática”, pode ler-se no início do prefácio da autoria dos organizadores do livro, os matemáticos António Machiavelo, José Carlos Santos e João Nuno Tavares.

Cada um dos pequenos textos está escrito numa linguagem muito acessível e rigorosa, que aproxima mesmo o leitor mais reticente para o mundo maravilhoso da matemática. A organização deste livro conseguiu que o resultado final do convite aos dez autores se apresente muito equilibrado. Ao ponto de a leitura dos diferentes textos aparentar ter sido escrita por um único autor.

Os textos apresentam ou respondem a questões como: O que são as cónicas? E a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? O que é o teorema de Pitágoras? Como é a geometria da Terra? O que é a geometria analítica? E a geometria projetiva? O que são os quaterniões? Existe um hipercubo? Quais os pontos notáveis de um triângulo?

Em cada uma das 43 entradas para o conhecimento matemático, que podem ser lidas independentemente e na ordem mais apelativa ditada pela curiosidade do leitor, existem elementos adicionais para que possamos saber mais. Existem ainda ilustrações e esquemas, elaborados pelos autores, que acompanham cada um dos textos facilitando a sua compreensão.

A coleção “O Prazer da Matemática”, criada por Guilherme Valente, passou a ser dirigida a partir do número 39 pelo matemático e divulgador de ciência Jorge Buescu.

E sobre este livro Jorge Buescu escreve o seguinte: «O que acontece quando se junta uma dezena de matemáticos? É inevitável: fala-se de matemática. É o que acontece neste pequeno livro – de uma forma simultaneamente brilhante e original. Sob a forma de miniaturas, onde um pequeno texto sobre uma ideia específica é acompanhado por curiosidades e ilustrações, os autores transportam-nos numa suave viagem pelas ideias da matemática: dos tipos de infinito aos hipercubos, da geometria à arte. Uma delícia para a mente».

Como se pode ler na contracapa deste livro, as 43 miniaturas servem “de aperitivo para descobrir como a matemática tem um notável potencial de revelação das estruturas e padrões que permitem compreender o mundo à nossa volta”.

É pois um excelente e cativante convite.

 

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Referência Bibliográfica:

43 Miniaturas Matemáticas
Autor: António Machiavelo, José Carlos Santos e João Nuno Tavares (orgs.)
Editora: Gradiva Publicações, S. A.
Coleção: O Prazer da Matemática
Páginas: 152
1ª edição: Julho de 2013
ISBN: 978-989-616-541-3

Comentários

pub