E porque não visitar a cidade de Albufeira usando o QR Code?

Quem tiver descarregado, para o seu telemóvel ou tablet, uma aplicação para descodificar as mensagens inscritas em QR Code pode […]

Quem tiver descarregado, para o seu telemóvel ou tablet, uma aplicação para descodificar as mensagens inscritas em QR Code pode agora passear tranquilamente por Albufeira e aceder a informação sobre a cidade em três línguas (português, inglês e espanhol).

Trata-se do projeto QR [email protected], que foi esta manhã apresentado pela Câmara Municipal, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, uma das seis localizações destes códigos, a par com o Pau da Bandeira, Avenida da Liberdade, Avenida Sá Carneiro, Praia da Oura e Avenida 25 de abril, na freguesia de Olhos de Água.

O código está inscrito no chão em pedra de calçada, ou também recorrendo à pintura dos códigos num fundo branco, modelo utilizado em zonas de asfalto.

O objetivo, segundo a Câmara, é proporcionar à população local e aos turistas portugueses e estrangeiros, destinatários principais desta experiência, o acesso ao sítio de promoção turística do concelho (www.albufeira.pt), através da descodificação da mensagem inscrita no QR Code construído numa área aproximada de um metro quadrado.

O QR Code, ou código de resposta rápida, foi inventado no Japão, em 1994, e desde então tem sido utilizado para as mais variadas funções, embora nos últimos anos com particular ênfase em ações de marketing.

Este código, que redireciona o leitor para sítios na Internet e/ou conteúdos nesses publicados, foi criado pela japonesa Denso-Wave, originalmente para identificar peças na indústria automobilística, empresa que não patenteou a invenção, pelo que a sua utilização desde sempre é livre para quem o quiser utilizar.

Para o presidente do Município José Carlos Rolo, “este projeto insere-se numa estratégia de promoção e informação turísticas, não só para residentes neste concelho, mas também e principalmente para os que nos visitam, que podem ter à distância de um pequeno gesto um vasto horizonte de ofertas e possibilidades”.

Por outro lado, acrescentou o autarca, “a utilização da tecnologia por parte do Município tem crescido ao longo dos últimos 10 anos, com o intuito de aumentar os níveis de vida dos albufeirenses e, de alguma forma, de facilitar e agilizar os procedimentos que os serviços municipais prestam aos cidadãos”.

O vereador Carlos Quintino, detentor do pelouro das Acessibilidades Viárias e impulsionador deste projeto, refere que “o [email protected] é um projeto inovador que vem trazer melhor e mais rápido acesso à informação contida no sítio de promoção turística do Município, aliando as novas tecnologias e a sua modernidade aos materiais de construção tipicamente portugueses”.

O autarca adiantou ainda que, numa segunda fase, pretende que o projeto seja alargado a todas as zonas turísticas do concelho.

 

Comentários

pub