Vila-Adentro de Faro torna-se mercado árabe até domingo com o «Arabian Days»

Haverá camelos, dunas de sal, gastronomia típica e produtos genuínos das arábias, artistas de rua e até a possibilidade de […]

Haverá camelos, dunas de sal, gastronomia típica e produtos genuínos das arábias, artistas de rua e até a possibilidade de aprender a escrever em árabe. A Vila-Adentro de Faro vai «tornar-se num Souk [mercado] árabe», com a chegada do festival «Arabian Days», que começa hoje, quarta-feira e se prolonga até domingo.

Ao longo de cinco dias, a Cidade Velha de Faro vai ser fechada para se tornar o recinto deste evento. «Já estão a chegar os vendedores, que irão montar tendas, para vender os mais diversos produtos, desde gastronomia, a vestuário, sedas, artesanato. Está -se a construir o palco principal [no largo da Sé], que é uma duna de sal. No Largo Afonso III também será montado um palco e tendas», revelou a produtora do evento Cristina Arvelos esta terça-feira ao Sul Informação e à RUA FM.

Paralelamente, haverá espetáculos e atividades variadas. Neste campo, destaque para a presença de José Eduardo Agualusa, na sexta-feira, que irá vestir a pele de um contador de histórias, numa sessão dirigida às crianças que tem como base a história «Sábios como Camelos» da obra «Estranhões e Bizarroucos», escrita pelo conceituado escritor angolano.

«Quarta-feira [hoje], haverá um grande show do bailarino Youssef Batanero, que é um dos poucos homens do mundo que faz Dança do Ventre», anunciou. Na quinta-feira estará em Faro André Sardet, no sábado a atração principal é o «balão de voos cativos» e no domingo terá lugar «a grande festa final».

Nas atividades que decorrem todos os dias, haverá Dança do Ventre na mais tradicional versão feminina, bem como «teatro infantil, espetáculos de fogo, mimos e uma listagem enorme de animação». Nem sequer faltará cinema, exibido «numa parede da Vila-Adentro». «Hoje [ontem], chegou de Bruxelas um calígrafo, que irá ensinar as pessoas a escrever o nome delas, ou outras palavras, em caligrafia árabe», acrescentou.

A entrada no recinto, que abrange toda a Vila-Adentro de Faro, é paga, mas a adesão a animação no interior é de acesso gratuito. Há ainda a possibilidade de aderir a um jantar gourmet, com o preço de 25 euros por pessoa. Ainda no campo da gastronomia, haverá dois show-cookings diários, onde se demonstrará aos visitantes como se cozinham as mais variadas iguarias árabes, muitas delas disponíveis no festival.

 

Vila-Adentro de Faro é como «um mercado árabe»

Segundo Cristina Arvelos, Faro foi escolhida «por causa de como é a Vila-Adentro». «A Vila-Adentro assemelha-se muito com os mercados árabes de vários países que eu conheci. A parti daí, eu tive essa ideia, na qual ando a trabalhar há dois anos. No fundo, trata-se de juntar num local aquilo que encontramos quando vamos aos países árabes, sem ter de sair do país», resumiu.

Muitos dos expositores são originários de países árabes, mas «também há portugueses, possivelmente fascinados por esta cultura». «Há vários vendedores algarvios, que estarão trajados a rigor e que venderão produtos algarvios, com um toque árabe», acrescentou.

Cristina Arvelos assegurou que a ideia é manter a aposta em Faro, em anos vindouros. «Gosto de continuar a apostar nos sítios onde começo, independentemente de também poder levar este projeto a outros sítios do país», disse.

Ainda assim, a capital da região deverá ser o único local a acolher este evento, no Algarve, até porque outros centros históricos «já têm eventos muito bons», nomeadamente, as «feiras medievais de Silves e Castro Marim e o festival Med». «Nem sequer há termo de comparação. Eles levam muitos anos de vantagem e nós estamos a começar. Nós ainda somos um mini e eles já são um Ferrari», ilustrou.

Um problema que costuma surgir associado a eventos na zona histórica de Faro são as queixas dos habitantes locais. «Tivemos reuniões com todas as pessoas que têm aqui estabelecimentos, bem como conversas com todos os moradores, para que ninguém fosse lesado. E acho que chegámos a um acordo», considerou.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, Antena 1, Fagar, Emirates, Sagres e Continente. o patrocínio da próspera transportadora aérea surgiu no seguimento de um contacto feito por Cristina Arvelos. «Eu apresentei-lhes o projeto e eles quiseram apoiar», revelou.

Comentários

pub