Velejador João Pinto sagra-se campeão nacional de Access 2.3

Dois pódios para atletas algarvios no Campeonato Nacional de Vela Adaptada, que se realizou em Viana do Castelo, nos dias […]

Dois pódios para atletas algarvios no Campeonato Nacional de Vela Adaptada, que se realizou em Viana do Castelo, nos dias 28, 29 e 30 de junho, são o resultado de seis meses de trabalho e de «uma vontade enorme de provocar uma mudança positiva na vida de pessoas portadoras de deficiência física».

Assim, João Pinto sagrou-se campeão nacional da classe Access 2.3, enquanto António Ribeiro e Luís Ramalho, que se estrearam em competição, alcançaram a medalha de prata na classe Access 303.

João Pinto, António Guilherme Ribeiro e Luís Ramalho estão integrados no projeto Vela Solidária, da associação Teia D’Impulsos, de Portimão, e representam o Iate Clube da Marina de Portimão.

Os três velejadores abraçaram em dezembro de 2012 este desafio e hoje são uma referência para tantas outras pessoas portadoras de deficiência.

João Pinto sagrou-se campeão nacional de Access 2.3, embarcação individual, não tendo dado qualquer oportunidade aos concorrentes mais diretos, já que ganhou todas as regatas disputadas, com bastante distância para os seus adversários.

O segundo lugar foi conquistado pelo velejador Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais, e o velejador Fernando Pinto, do Sport Clube do Porto, fechou o pódio.

Já na classe dupla, Access 303, António Guilherme Ribeiro e Luís Ramalho mostraram grande vontade e determinação em chegar ao pódio, tendo alcançado o 2º lugar, atrás da equipa do Clube de Vela de Viana do Castelo, composta por José Carcalheiro e Jorge Freiria. O 3º lugar foi conquistado pela equipa de Filipe Leite e Benjamim Machado, do Clube Naval de S. João do Porto.

«Os recursos para participarmos neste Campeonato Nacional de Vela Adaptada foram enormes e só foram possíveis graças ao apoio incondicional do Iate Clube da Marina de Portimão, ao Clube Naval de Portimão, que nos cedeu uma viatura, à Associação Regional de Vela do Sul e à Associação Portuguesa da Classe Access, que nos cederam duas embarcações», salientam os responsáveis pelo projeto Vela Solidária.

Fazem ainda «um agradecimento especial também ao Luís Matos, ao Tiago Águas, ao Ricardo Santana e ao Vitor Dias, membros da Associação Teia D’Impulsos, que abdicaram dos seus trabalhos e famílias para serem voluntários nesta deslocação a Viana do Castelo, durante quatro dias».

A Vela Solidária é um projeto que que assenta nas parcerias e patrocínios, por isso os responsáveis pelo projeto agradecem a todos os parceiros e patrocinadores.

Comentários

pub