Última hora: Macário Correia volta amanhã à Câmara de Faro

Macário Correia vai retomar funções como presidente da Câmara de Faro a partir desta quinta-feira, dia 25, confirmou o próprio […]

Macário Correia vai retomar funções como presidente da Câmara de Faro a partir desta quinta-feira, dia 25, confirmou o próprio ao Sul Informação. As razões que levam ao regresso «serão explicadas numa nota pública que será lançada amanhã de manhã», disse o autarca, avançando apenas «que se alteraram as circunstâncias que levaram ao meu pedido de suspensão de funções».

Macário Correia havia pedido a suspensão temporária do mandato no passado dia 26 de junho, com efeitos a partir de 1 de julho. Um pedido que foi aprovado em Reunião de Câmara, com uma duração máxima de três meses.

No caso de um pedido de suspensão, um presidente de Câmara tem um limite máximo para estar fora do seu cargo, sem pedir a exoneração, mas para voltar apenas precisa de reclamar o seu lugar.

Contactado pelo Sul informação, Rogério Bacalhau mostrou-se tranquilo e disse encarar «com naturalidade» o regresso de Macário Correia.

Desta forma, o executivo volta a ter a mesma composição que tinha no primeiro dia deste mês, com Rogério Bacalhau, que entretanto assumiu as funções de presidente, a regressar a vice, Teresa Correia a perder esta função e a saída da vereação de Natacha Alentejano, que entretanto subira.

Um dia depois de tomar posse, Rogério Bacalhau disse que o executivo «estava lá» para o caso de um regresso de Macário Correia antes das eleições de setembro, algo que podia não ter acontecido, já que a suspensão duraria até início de outubro, caso o presidente com funções suspensas assim o desejasse.

Na mesma altura em que pediu a suspensão de mandato, Macário Correia veio a público fazer um desabafo sobre o processo que lhe poderá valer a perda de mandato e tudo o que o envolveu, prometendo lutar «até ao fim».

A notícia do regresso de Macário Correia foi avançada, originalmente, pela TVI.

 

(Atualizada às 21h08 com declarações de Rogério Bacalhau)

Comentários

pub