Turismo do Algarve lança cartão que ajuda os turistas a conhecer melhor a região

Dá descontos, agrega os mais variados serviços ao dispor dos que visitam a região e até dá garantias de segurança […]

Dá descontos, agrega os mais variados serviços ao dispor dos que visitam a região e até dá garantias de segurança aos turistas, com uma linha de apoio e acordos com hospitais, caso estes desejem. O Algarve Pass, um «facilitador da estadia dos turistas», foi lançado esta semana pelo Turismo do Algarve, numa festa que decorreu no espaço Água Moments, em Vilamoura.

A ideia dos promotores do novo cartão do turismo algarvio é colocar à disposição dos turistas algo «inovador e que seja diferenciador», em relação aos destinos concorrentes do Algarve. Este não será o primeiro cartão turístico a ser lançado no mundo, mas as suas características e o «elevado cariz tecnológico» que introduz tornam-no diferente, disse na apresentação do cartão João Parrilha, diretor geral da empresa «Process Card», que desenvolveu este produto.

Este agregador de serviços acaba por ser também uma forma de incentivar o turista a aderir a diferentes experiências, em diferentes pontos da região, promovendo turismo de ninhos, como o cultural, de ambiente e de aventura, entre outros.

«Pretendemos mostrar aquilo que é o Algarve genuíno, dar a conhecer aquilo que tem de melhor. Há muita coisa boa na região que a maioria das pessoas não conhece e nós queremos mostrar isso», revelou ao Sul informação João Parrilha.

E a melhor parte, na visão da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), é que o Algarve Pass não irá custar dinheiro, uma vez «só a entidade privada» é que irá investir, garantiu o responsável pela Process Card.

Um turista que adira ao Algarve Pass pode começar a tirar partido dele mesmo antes de sair de casa. Uma vez que o cartão «tem informação centralizada», através dele é possível «organizar as férias à distância»,

Uma vez na região, o cartão turístico dá acesso «à rede de transportes, a alguns dos mais emblemáticos eventos, aos museus», bem como a outros serviços. São muitas as empresas turísticas que já se associaram ao cartão, pelo que é possível aceder facilmente a experiências diversificados, como passeios na Ria Formosa ou à descoberta de golfinhos, parasailing, andar de jetboat ou de moto trike, só para dar exemplos de algumas das 150 iniciativas propostas pelo Algarve Pass.

O cartão também inclui a funcionalidade «Safe Trip», com diversos pacotes, como «uma linha de apoio de 24 horas em caso de emergência, protocolos com os mais modernos hospitais do Algarve garantindo qualquer tipo de assistência a preços exclusivos, serviço de táxis personalizado e acesso aos contactos das forças de segurança».

Utilizando o cartão, o visitante (ou o algarvio, caso adira ao cartão) ganha pontos, que servem para trocar por produtos regionais, nos Postos de Turismo da ERTA.

Para o presidente da ERTA, entidade promotora deste projeto, o lançamento deste cartão foi «um momento simbolicamente importante para o Algarve», não apenas pelo produto em si, mas principalmente por ser «um sinal de que os agentes devem trabalhar em rede». «Há vários agentes do setor e fantásticos produtos da região envolvidos», considerou Desidério Silva. Produtos cuja complementaridade ao Sol e Praia «pode ajudar a combater a sazonalidade».

«Quero salientar aqui que a ERTA acredita neste projeto e que está a fazer o melhor para a região. Todos temos a ganhar com o Algarve Pass», considerou Desidério Silva.

O cartão estará disponível nos Postos de turismo do Algarve «na próxima semana» e também no site da Algarve Pass. Quem optar por o adquirir presencialmente poderá pedir apoio aos técnicos destes postos, que «terão formação para ensinar as pessoas como usá-lo».

Este projeto resultou de uma parceria entre a ERTA, a Process Card e a ACRAL. A componente tecnológica foi, em parte, desenvolvida pela empresa algarvia Algardata.

Comentários

pub