Tavira promove oficinas de arqueologia, restauro e dietas antigas

O Museu Municipal de Tavira promove, nos meses de julho, agosto e setembro, oficinas de Arqueologia, Conservação e Restauro e […]

O Museu Municipal de Tavira promove, nos meses de julho, agosto e setembro, oficinas de Arqueologia, Conservação e Restauro e Dietas Antigas, dirigidas a jovens e adultos, sob orientação de Celso Candeias (arqueólogo) e Leonor Esteban (conservadora restauradora).

As oficinas terão lugar no Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Tavira, e cada oficina tem uma duração de cinco meios-dias, entre as 14h30 e as 17h30, nas seguintes datas:

Adultos
Datas: 26 a 30 de agosto;
09 a 13 de setembro;
23 a 27 de setembro.

Jovens (12 a 18 anos)
Datas: 15 a 19 de julho;
22 a 26 de julho;
02 a 06 de setembro.

Num contexto informal, em torno de uma mesa com restos de grandes peixes, fragmentos de ânforas e cerâmicas finas, entre outro material arqueológico, o Museu Municipal de Tavira pretende envolver os interessados no trabalho que é feito, em laboratório, com vista à conservação e estudo dos espólios arqueológicos.

Trabalhos a desenvolver: Lavagem de material arqueológico (faunas e cerâmica); análise de faunas (mamíferos, conchas e peixes); micro-escavação arqueológica em laboratório; realização de “puzzles” com cerâmicas; processo de dessalinização da cerâmica; tratamento de ânforas com intervenções anteriores; colagens, restauro e estudo de cerâmicas; tratamento de metais; acondicionamento de materiais arqueológicos.

Haverá um número máximo de seis participantes por cada oficina. Aos participantes com menos de 18 anos será exigida autorização do encarregado de educação.

Em cada oficina, serão apenas realizados alguns dos tipos de trabalhos acima referidos. Aos interessados, será passado um certificado de participação. As oficinas são independentes, devendo cada participante inscrever-se apenas numa delas.

A inscrição é gratuita e obrigatória, mediante o preenchimento de ficha de inscrição, disponível em www.tavira.pt .

Aconselha-se o uso de roupa de trabalho, bata ou avental.

Para mais informações contacte o Museu Municipal de Tavira pelo endereço de correio eletrónico [email protected] ou pelo telefone 281 320 500 (ext. 2311).

Comentários

pub