Regresso do Jazz e música portuguesa marcam animação de Tavira no Verão

Há um pouco de tudo e, muitas vezes, produto nacional de créditos firmados. Tavira montou um programa para o verão […]

Há um pouco de tudo e, muitas vezes, produto nacional de créditos firmados. Tavira montou um programa para o verão de 2013 que aposta na «produção regional e nacional de qualidade», bem como em diversas Feiras. Um programa que começou na segunda-feira, com o festival Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua «Cenas de Rua» e dura até meados de setembro.

Em 2013, a grande novidade é o regresso do «Jazz no Palácio» à programação de verão, com vários concertos agendados para o Parque do Palácio da Galeria, onde marcarão presença alguns dos mais conceituados artistas nacionais  deste estilo musical. A música, para todos os gostos, é de resto um dos pontos fortes do programa.

Segundo revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho, a autarquia apostou num programa vasto, mas manteve os pés assentes na terra. «Esta é uma programação que podemos pagar», assegurou.

«Este ano vamos ter uma nova versão do “Jazz no Palácio”. Há dois anos realizou-se, mas no ano passado não houve dotação financeira para esta iniciativa», revelou. O evento volta em 2013 e abre com a bem conhecida dupla Maria João e Mário Laginha, no dia 19 de julho, que apresentará o seu novo trabalho «Iridescente».

Segue-se , Carlos Bica & Azul com Frank Möbus e Jim Black (26 de julho) e os Kolme com Ruben Alves, Carlos Miguel e Miguel Amado (27 de julho).

A música portuguesa estará em destaque no verão de Tavira, destacando-se os concertos da Orquestra do Algarve com Amor Eletro (9 de Agosto), do fadista Hélder Moutinho (16 de agosto) e de JP Simões (24 de agosto).

Jorge Botelho destacou o espetáculo que os «Entre Aspas» vão dar no dia 30 de agosto, um concerto especial que servirá para assinalar os 20 anos desta banda «que é de Tavira». Todos estes concertos terão lugar no Parque do Palácio da Galeria, junto ao castelo, o local escolhido para acolher muitas das iniciativas previstas.

Isso não impedirá que a Praça da República tenha sempre muita animação, até porque se trata de um local emblemático da cidade, junto ao Rio Gilão. «Na Praça da República haverá muitos espetáculos. Eu costumo dizer que são para começar a noite», disse Jorge Botelho.

Filarmónicas, folclore, músicas do mundo, danças de salão e novidades como a Gala de Ópera com quarteto vocal lírico, piano e quarteto de cordas (2 de agosto), Orquestra do Algarve (17 de agosto) e Melech Mechaya (31 de agosto) fazem parte do programa. Também haverá «Fado no Coreto» todas as semanas.

 

Brasil mostra-se no Museu Municipal

A mostra de fotografias «Copacabana, Panoramas do Rio» é uma das sugestões de Tavira este verão. Uma exposição que se realiza no âmbito do Ano do Brasil em Portugal.

«A Embaixada do Brasil escolheu Tavira para acolher esta exposição no Sul. É uma mostra excelente, com fotografias fantásticas, a não perder», aconselhou Jorge Botelho. No mesmo local, pode ser vista, durante o verão, a exposição «Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar»

No Núcleo Islâmico estão patentes as mostras «Tavira Islâmica» e «Mértola, ultimo porto do Mediterrâneo». Também haverá visitas «Frescas e Frutadas» no museu.

 

Dieta Mediterrânica inspira Feira

O verão é também tempo de feiras e, este ano, vai nascer uma nova em Tavira. O concelho que lidera a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade /UNESCO vai promover um certame dedicado a esta temática de 6 a 8 de setembro.

A 1ª Feira da Dieta Mediterrânica vai juntar «produtores agrícolas e gentes das pescas» e oferecer «atividades gastronómicas, provas de produtos, música (Celina Piedade, Custódio Castelo e Marenostrum,…), desfile equestre, estilos de vida saudáveis, seminários, exposições, passeios, entre outros».

As Feiras do Livro (19 de julho a 4 de agosto), dos Ofícios (7 a 15de agosto), das Antiguidades e Velharias (17 a 27 de agosto) e Stocks (29 de agosto e 1 de setembro) manter-se-ão como nos anos transatos junto ao rio, na Rua do Cais.

Mais informação sobre o programa podem ser obtidas aqui.

 

Comentários

pub