PSP destruiu hoje 3050 armas de fogo e brancas

O Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP, destruiu esta manhã 3.050 armas, sendo 2.850 armas de fogo e […]

O Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP, destruiu esta manhã 3.050 armas, sendo 2.850 armas de fogo e 200 armas brancas, no âmbito do Regime Jurídico das Armas e suas Munições.

Esta é a terceira destruição de armas que ocorre em 2013, depois de em janeiro e abril deste ano a PSP – DAE já ter destruído 5.529 armas de fogo e 366 armas brancas.

Até ao momento o total de armas destruídas pela PSP são 8.379 armas de fogo e 566 armas brancas, prevendo-se até ao final do ano fazer mais destruições.

O facto de a PSP «ter iniciado em outubro do ano passado a utilização de um módulo de gestão de depósitos, como componente do Sistema Integrado de Gestão de Armas e Explosivos (SIGAE), tem permitido aumentar o ritmo de inserção neste sistema informático, das armas que os Comandos Territoriais da PSP têm à sua guarda, fazendo com que todo o processamento seja mais rápido e eficiente», explica aquela polícia.

As armas destruídas foram declaradas como perdidas a favor do Estado no âmbito de processos-crime, contra-ordenação ou administrativos, depois de terem sido apreendidas pela PSP e demais autoridades policiais, a nível nacional, no decorrer da sua missão preventiva, em especial da prática de crimes violentos com o emprego de armas de fogo.

Integraram ainda o referido lote, armas entregues voluntariamente ao Estado pelos seus detentores ou achadores.

Comentários

pub