PS acusa ministro da Saúde de «esconder a verdade» sobre o Centro Hospitalar do Algarve

Os deputados do PS do círculo eleitoral do Algarve consideram que as demissões de Martins dos Santos, presidente do Conselho […]

Os deputados do PS do círculo eleitoral do Algarve consideram que as demissões de Martins dos Santos, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, e da vogal, a médica Ana Costa, «carecem de esclarecimento cabal», acusando o ministro da Saúde de «esconder a verdade por trás da criação do Centro Hospitalar do Algarve».

Numa pergunta assinada por Miguel Freitas e João Soares, os deputados socialistas realçaram «a necessidade e a importância de se perceber se o ministro da Saúde foi informado das declarações públicas do presidente da ARS sobre a criação do Centro Hospitalar do Algarve, que davam garantias de que não haveria encerramento de serviços, nem despedimentos e se em algum momento o Sr. Ministro teve reservas sobre aquelas declarações e porque não agiu antecipadamente para evitar que a situação culminasse com a demissão de dois dirigentes da ARS Algarve».

Acresce que, e para Miguel Freitas, «parece confirmar-se as piores das previsões sobre a fusão dos dois hospitais algarvios e que o Partido Socialista, apesar das insistências dos responsáveis regionais, antecipadamente denunciou, da intenção deste Governo de encerramento de serviços, dando seguimento à orientação política de cortes orçamentais cegos, com consequências desastrosas no acesso dos serviços de saúde no Algarve».

Relembrando que o Ministro da Saúde ainda não respondeu ao requerimento que o Grupo Parlamentar do PS fez sobre a matéria, acusando o titular da saúde de assim «procurar esconder a verdade aos algarvios», os deputados socialistas consideram fundamental que o Ministério diga «quais os serviços que vão fechar, que alternativas têm os cidadãos que se irão ver privados desses serviços e se vai haver algum despedimento na sequência desta reorganização do Serviço Nacional de Saúde da região do Algarve».

Mais uma vez, na sua pergunta ao Governo, os socialistas solicitaram ao ministro da Saúde que, «num exercício de transparência, divulgue e justifique os resultados na evolução das cirurgias dos hospitais algarvios».

Entretanto, ontem, já depois da entrega desta pergunta dos deputados socialistas algarvios, foi formalmente nomeado, em Conselho de Ministros, como presidente do Centro Hospitalar do Algarve o médico Pedro Nunes, até então presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro.

Nas suas primeiras declarações públicas após a nomeação, Pedro Nunes garantiu, em declarações ao Sul Informação, que «não está programado fechar coisa alguma na Saúde do Algarve».

Comentários

pub