Projeto LIFE Habitat Lince Abutre cria corredores ecológicos para o lince-ibérico

A colaboração entre olivicultores e o Projeto LIFE Habitat Lince Abutre permitiu a criação de mais de 55 hectares de […]

A colaboração entre olivicultores e o Projeto LIFE Habitat Lince Abutre permitiu a criação de mais de 55 hectares de corredores ecológicos para promover a ligação entre áreas de habitat favorável para o lince-ibérico nas Serras de Adiça e Ficalho, na região de Moura, Alentejo, contribuindo ativamente para a conservação desta espécie em Portugal.

Segundo os responsáveis pelo Projeto LIFE Habitat Lince Abutre, «foi acordado com os olivicultores da região que, em determinadas parcelas dos seus olivais, não sejam efetuadas intervenções que prejudiquem o desenvolvimento e regeneração da vegetação natural, tais como a colheita de azeitona».

Em contrapartida, pela consequente perda de rentabilidade, «estes agricultores recebem do Projeto LIFE Habitat Lince Abutre um pagamento compensatório por cada hectare de olival afeto à implementação destes corredores».

A recuperação da vegetação nestas áreas, previamente selecionadas, permitirá «aumentar a conetividade da paisagem adequada ao lince-ibérico, facilitando assim a sua deslocação nesta região».

Em simultâneo, «aumentam-se também as áreas favoráveis à existência de coelho-bravo (assim como de outras espécies de caça menor), presa deste ameaçado felino e que pode constituir um importante recurso económico para as áreas rurais».

Com tudo isto, os responsáveis pelo projeto dizem esperar que «a médio prazo esta medida inovadora contribua para a recuperação do lince-ibérico na região».

O projeto LIFE Habitat Lince Abutre é coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL).

Este projeto é cofinanciado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.

 

 

Comentários

pub