Preços dos hotéis disparam no Algarve mas quebram em Lisboa

Albufeira (+44%) e Portimão (+42%) são as localidades portuguesas com o maior aumento no custo médio de uma noite de […]

Albufeira (+44%) e Portimão (+42%) são as localidades portuguesas com o maior aumento no custo médio de uma noite de hotel em relação ao mês passado, indica o Trivago Hotel Price Index, o estudo da variação de preços do maior motor de busca de hotéis do mundo.

Estas duas cidades algarvias são seguidas por Monte Gordo (35%), Quarteira (34%) e Vilamoura (33%). Lagos (30%), Tavira e Faro (ambas com uma inflação de 29%) acompanham a tendência, bem como Cascais (15%), na zona de Lisboa, e a Figueira da Foz (27%), mais ao centro.

Apesar das subidas em relação ao mês de junho, os hotéis no Algarve mantêm preços abaixo dos praticados no mesmo mês do ano passado, segundo o índice da Trivago. Em Albufeira, essa diferença entre os dois anos é de menos 11% em Albufeira e menos 8% em Portimão.

Com a exceção de Lisboa, que sofre uma queda acentuada (-28%), são sobretudo destinos mais interiores, como Castelo Branco (-7%) ou Beja (-2%), que veem os seus preços baixar, indica ainda o HPI da Trivago. Depois de um mês em que os hotéis de Lisboa registaram uma inflação recorde na Europa, os preços da hotelaria da capital portuguesa baixaram em julho. Também o Porto (-6%) acompanha aquelas cidades nas reduções hoteleiras.

No resto da Europa, a maioria dos países continuam em queda, com especial destaque para a Turquia (-18%) e para os destinos mais frios como a Noruega ou a Finlândia (ambas com uma quebra de 17%).

Já a Grécia faz uso das suas características especialmente apelativas para os veraneantes e regista um crescimento bastante acentuado (29%).

Comentários

pub