Praia do Vau acessível quer repetir o êxito do ano passado

Em 2012, cerca de centena e meia de pessoas com mobilidade condicionada utilizaram os meios colocados ao seu dispor na […]

Em 2012, cerca de centena e meia de pessoas com mobilidade condicionada utilizaram os meios colocados ao seu dispor na Praia do Vau. Este ano, a Junta de Freguesia de Portimão, responsável pela iniciativa, espera ultrapassar esse número.

Desde 21 de junho, primeiro dia de Verão e até ao final do mês de setembro, a Praia do Vau vai estar dotada de um veículo marinho – Tiraló – apropriado para ajudar as pessoas idosas, com deficiência, ou simplesmente com algum tipo de mobilidade condicionada, temporária ou permanente, a ir ao banho.

Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão, revelou que a iniciativa até já recebeu, em anos anteriores, «cartas de utilizadores e dos seus familiares, a agradecer-nos. No ano passado recebemos várias mensagens positivas. Há pessoas que vêm de Lisboa de propósito para a Praia do Vau, porque sabem que aqui existe esta resposta. Há também estrangeiros».

O veículo é operado por dois monitores, que são escolhidos: «não pode ser uma pessoa qualquer a ser escolhida para estas funções. Tem que ser pessoas com apetência para o que estão a fazer, com muita paciência».

Desde 2006 que a Junta de Freguesia oferece este serviço destinado a pessoas com mobilidade reduzida. De início, recorda Ana Figueiredo, estava disponível em duas praias – a da Marina e a do Vau. «Mas depois fizemos uma avaliação e tornava-se desnecessário manter o serviço na Marina, porque não havia gente suficiente a utilizá-lo. E optámos por manter apenas a praia do Vau».

O tiraló traz diversas vantagens, tais como a possibilidade de acesso ao mar de forma confortável e segura, o mergulho total no mar, ou apenas molhar os pés, sem que seja necessário sair do veículo, flutuar na água numa posição estável e segura, com a ajuda de monitores preparados, que assegurarão o acesso das pessoas ao banho em condições de segurança.

O serviço está disponível todos os dias, até ao final de setembro, das 10 às 13 horas e das 15 às 18h00.

Comentários

pub