Pedro Nunes para Centro Hospitalar do Algarve deve ser aprovado hoje em Conselho de Ministros

A nomeação do médico Pedro Nunes, até agora presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, para presidente do […]

A nomeação do médico Pedro Nunes, até agora presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, para presidente do novo Centro Hospitalar do Algarve deve ser aprovada hoje em Conselho de Ministros.

Ao que o Sul Informação apurou, Pedro Nunes já enviou ao ministro da Saúde Paulo Macedo a lista dos nomes que o hão de acompanhar, composta por pessoas que integravam os Conselhos de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) ou do Hospital de Faro, numa espécie de «dividir o mal pelas aldeias», como salientou uma fonte do setor da saúde ao nosso jornal.

Assim, como diretora clínica mantém-se a anterior responsável pelo mesmo cargo no Hospital do Barlavento, em Portimão, a médica Maria Gabriela Valadas Cartucho, enquanto José Fernando dos Santos, que era enfermeiro-diretor de Faro mantém esse cargo no Centro Hospitalar do Algarve (CHA).

Permanece ainda a vogal do CHBA Patrícia Ataíde, no mesmo cargo.

Quanto aos vogais indicados pelo CDS para a anterior administração do agora extinto Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (Francisco Coutinho) e pelo PSD para a administração do Hospital de Faro (Luís Miguel Martins), vão manter-se a trabalhar, embora provavelmente não integrem o novo conselho de administração do CHA.

José Ramos, que era o presidente do Conselho de Administração do CHBA e que, ao que indicam as fontes contactadas pelo Sul Informação, seria o diretor clínico do novo CHA caso a escolha do ministro para presidente tivesse recaído em Martins dos Santos, terá solicitado a Paulo Macedo escusa para não integrar o novo órgão de gestão, por razões que não foi possível apurar.

A questão do novo Centro Hospitalar do Algarve e dos eventuais cortes em valências do Hospital do Barlavento em Portimão e do fecho do Hospital de Lagos levaram, na semana passada, à demissão de Martins dos Santos de presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde, como o Sul Informação noticiou em primeira mão.

Martins dos Santos foi o principal arquiteto do novo CHA, que reúne os três hospitais algarvios, e era apontado para ser o primeiro presidente do seu Conselho de Administração, mas as «exigências draconianas» que lhe terão sido feitas pelo ministro Paulo Macedo levaram-no a não aceitar e, após a nomeação de Pedro Nunes, a apresentar a sua renúncia ao cargo na ARS.

O Sul Informação tentou falar com Pedro Nunes, mas foi informado pelo gabinete de comunicação do Hospital de Faro que, enquanto não houver nenhuma decisão oficial, ele não irá comentar o tema.

Comentários

pub