Pedro Xavier quer fechar Portimão Urbis e nova política do preço da água

Pedro Castelo Xavier, candidato do PSD à Câmara Municipal de Portimão, quer «fechar» a empresa municipal Portimão Urbis e «uma […]

Pedro Castelo Xavier, candidato do PSD à Câmara Municipal de Portimão, quer «fechar» a empresa municipal Portimão Urbis e «uma nova política para o preço da água». Estes foram dois dos «compromissos» que o candidato social-democrata deixou este sábado à tarde, durante a apresentação oficial da sua candidatura, se for eleito presidente da autarquia nas eleições de 29 de setembro.

Pedro Xavier, economista, assestou assim as baterias às empresas municipais portimonenses, dizendo que Portimão Urbis, Portimão Adentro e Rio Arade «destroem a economia de Portimão». Quanto ao preço da água, que tinha como alvo a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP), nada mais adiantou no seu curto discurso.

O candidato assumiu ainda o compromisso de criar «uma Cantina Social em Portimão», um «Departamento de Apoio ao Empreendedor» na Câmara, bem como de atribuir «250 mil euros para apoiar clubes e instituições», «200 mil para recuperar fachadas no centro histórico» da cidade, «300 mil euros por ano para as freguesias».

Criar um «parque urbano na zona do Palácio», colocar um  guarda-noturno em todas as zonas urbanas, uma «gestão correta do Vai e Vem», e «acabar coma taxa de proteção civil», que reverte a favor dos bombeiros, foram outras promessas. Quanto à taxa de proteção civil, Pedro Xavier fez questão de sublinhar: «quem criou este imposto foi o CDS!».

Aliás, ao longo do seu discurso, o cabeça-de-lista do PSD atacou quase tantas vezes o candidato centrista (José Pedro Caçorino), como a «gestão despesista» do Partido Socialista na Câmara de Portimão.

Uma tónica que já antes o candidato à Assembleia Municipal Fernando Imaginário tinha destacado: «não se deixem levar por algumas candidaturas que por aí surgiram e que dizem que eles é que são a alternativa – o CDS», disse.

Pedro Castelo Xavier fez ainda questão de sublinhar que a sua candidatura é «uma missão, não um lugar de poleiro ou de vaidade». E fez questão de sublinhar a singularidade da Comissão Política Concelhia do PSD/Portimão, da qual é presidente: «somos contra as portagens na A22 e o estacionamento pago no Hospital do Barlavento».

 

Poder socialista «vai cair de podre»

 

Na sua intervenção, o candidato do PSD à Câmara de Portimão não fez qualquer referência explícita ao Turismo, à Juventude, à Educação ou ao Ambiente, só para referir alguns temas estruturantes.

Curiosamente, uma das passagens do seu discurso que mais palmas arrancou à assistência de cerca de 150 pessoas foi quando, antes de dirigir ataques ao PS que tem governado a Câmara de Portimão desde as primeiras eleições autárquicas pós 25 de Abril, há mais de três décadas,  foi quando Pedro Xavier pediu uma «salva de palmas» para o único autarca socialista que terá sido diferente, «o engenheiro Nuno Mergulhão» (falecido a meio do seu mandato, num acidente de viação).

Quanto à gestão socialista, as palavras mais fortes já tinham vindo de Fernando Imaginário: «o poder do PS não vai cair de maduro, vai cair de podre e a alternativa somos nós, o PSD».

E também o mandatário da candidatura, o médico João Amado (que não esteve presente e cujo discurso foi lido pelo filho), se referiu aos «anos e anos de arrogante cegueira» do PS à frente da Câmara.

Numa apresentação oficial da candidatura que teve lugar em dia de São Pedro e precisamente a três meses das Eleições Autárquicas de 29 de setembro, factos que foram considerados bons augúrios para Pedro Xavier, as únicas figuras mais ou menos nacionais presentes eram Pedro Rangel, economista, professor universitário, membro da Concelhia de Cascais, e o deputado algarvio Cristóvão Norte.

Das estruturas regionais, estavam representantes das Concelhias de Olhão, Lagos e Loulé e das JSD de Lagos e de Portimão, mas primava pela ausência o presidente da Distrital do PSD, o também autarca Luís Gomes.

Curiosamente, a apresentação oficial da candidatura de Pedro Xavier e de quase todos os outros cabeças-de-lista aos restantes órgãos autárquicos de Portimão, teve lugar no palco exterior do Museu de Portimão, uma das obras mais visíveis – e seguramente a mais premiada – do poder socialista portimonense.

 

Candidatos à AM e freguesias também foram apresentados…mas ainda falta um

 

A sessão, que decorreu então entre o Museu e o Rio Arade, serviu ainda para apresentar o candidato a presidente da Assembleia Municipal de Portimão (o advogado Fernando Imaginário), e as candidatas às Assembleias de Freguesia de Portimão (Suzel Grade Neves, formada em gestão, quadro do Hospital do Barlavento Algarvio, independente) e da Mexilhoeira Grande (Raquel Boto, arquiteta, catequista, ligada à Aldeia de S. José de Alcalar, também independente). Ficou por apresentar o candidato a Alvor, que estava ausente do país e será apresentado noutra ocasião.

Antes do discurso final do candidato à Câmara, falou Pedro Rangel, da Concelhia de Cascais, que, depois de afirmar conhecer muito bem o perfil de Pedro Xavier, disse que «a situação atual» obriga algumas pessoas a fazer «o sacro ofício de abandonar a sua carreira profissional para se dedicar ao coletivo» e isso, defendeu, «exige grande coragem».

«Tenho o Dr. Pedro Xavier como protótipo do autarca dedicado à área empresarial, mas com o sentido de servir a população local bem apurado», acrescentou.

Quase no final, seria Luís Miguel Martins a tentar entusiasmar a centena e meia de pessoas que assistiu ao lançamento da candidatura, dizendo que «os ventos de Portimão relançam a campanha do PSD e relançam a esperança da vitória».

 

O discurso de Pedro Castelo Xavier:

 

«Caros Amigos

Caros Portimonenses

Agradeço a vossa presença neste bonito de dia de Verão.

Agradecimento às Concelhias de Loulé, Lagos, Faro e Olhão do PPD/PSD pela sua presença neste evento.

É bonito ver esta moldura humana de 300 pessoas.

É com grande orgulho que estejam representadas todas as freguesias do nosso Concelho, desde o litoral ao interior.

Portimão está ladeada a nascente pelo rio Arade e poente pela ria de Alvor, uma verdadeira península, ligada a norte pela nossa Serra Rainha a de Monchique.

Sou um Portimonense, nascido e criado em Portimão, sou um social democrata, um PPD/PSD, procuro neste projecto autárquico um larga coligação popular e social. Porque, acredito que Portimão Tem Futuro.

Todos aqueles que aqui estão já me conhecem, sabem que fiz na minha vida foi com grande transparência, com suor e dificuldades, e tenho muito orgulho, não me arrependo.

O lugar de Presidente de Câmara é um lugar de missão e não um emprego.

A minha candidatura à CMP é uma missão, e não um lugar de poleiro ou de vaidade.

Estou aqui porque acredito nas pessoas, porque acredito que nas nossas vilas e aldeias do meu Concelho, porque acredito que Portimão tem Futuro.

Acredito que sou capaz de fazer aquilo que um só um homem fez em Portimão, o Eng. Nuno Mergulhão.

O meu gabinete da Câmara Municipal será uma porta aberta para todos os cidadãos.

Estarei sempre ao lado dos Portimonenses, sempre que seja preciso bater o pé ao Governo, em bom nome da defesa de Portimão e dos Portimonenses.

O objectivo é termos um caminho para o Futuro do nosso Concelho.

Ao longos dos últimos anos, o PPD/PSD, trabalhou, construiu, cresceu exemplo disso:

o Gabinete de Estudos, liderado pelo Prof Dr. Virgilio Machado.

ouvimos e sentimos as pessoas, andando nas ruas, lado a lado com as nossas gentes e com o pulsar do nossos Concelho.

visitamos escolas, clubes, associações, IPPS, associações de comerciais.

Somos a força politica local com mais militantes.

Nós gostamos de trabalhar com as pessoas e para as pessoas.

As vossas propostas e sugestões são claramente um desafio.

Nos queremos apresentar um programa eleitoral participativo,

cada um é livre de dar o seu contributo,

cada um é livre de dizer aquilo que acha,

de dizer as suas propostas.

O PPD/PSD tem o desafio de apresentar um conjunto de candidatos que querem o melhor para o seu Concelho, que poem à frente os interesses dos seus cidadãos, e essa será a razão da nossa escolha.

O meu compromisso é com Portimão, é convosco.

Portimão, necessita de arrumar as contas públicas.

O meu compromisso é: rigor na gestão do Município e das Empresas Municípios.

O meu compromisso é: fechar com a Portimão Urbis, a Rio a Dentro, e Expo Arade.

O meu compromisso é: garantir uma verdadeira política social para o Município.

O meu compromisso é: criar uma cantina social em Portimão, que garanta a resposta rápidas as necessidades das famílias mais carenciadas do nosso Concelho.

O meu compromisso é: garantir desenvolvimento sustentável para o Município de Portimão, com instalação de novas empresas de transformação nas zonas empresariais, que criem emprego de forma sustentável durante todo o ano.

Criar na CMP o Departamento de Apoio ao Empreendedor e ao Fomento Empresarial.

O meu compromisso é: uma nova política da Agua, com base num tarifário com maior equidade e de maior justiça social.

O meu compromisso é: a criação de uma dotação de 250 mil euros para apoiar os Clubes, Associações do nosso Concelho.

O meu compromisso é: terminar com a taxa de protecção civil.

O meu compromisso é: mover o alargamento da rede de creches e do pré-escolar.

O meu compromisso é: criação de uma bolsa de livros escolares para todo o concelho.

O meu compromisso é: fomentar a escola de proximidade, junto das comunidades.

O meu compromisso é: o garantir 200mil ano para recuperar as fachadas do centro histórico da nossa Cidade.

O meu compromisso é: uma nova política de estacionamento na cidade, que premia a vida das suas gentes.

O meu compromisso é: gestão correcta do ponto vista operacional do Vai e Vem.

O meu compromisso é: garantir a tempo e horas a dotação para os Bombeiros Voluntários de Portimão.

O meu compromisso é: valorizar os recursos humanos do Município, dando lhes formação continua e valorização com mérito.

O meu compromisso é: valorizar o comércio tradicional de Portimão e o Turismo.

O meu compromisso é: com as juntas de freguesia do meu concelho, garantir uma dotação anual de 300mil.

O meu compromisso é: garantir um concelho onde todas as zonas urbanas do nosso Concelho tenham Guarda Nocturno.

O meu compromisso é: dar o mote para que se construía em Portimão, um parque da cidade nos terrenos da zona do Palácio.

O meu compromisso é com Portimão, é convosco, é com trabalho, com seriedade e competência.

Eu conto convosco

Podem contar comigo

Viva Portimão»
 

Veja aqui mais fotos do lançamento da candidatura.

 

Corrigida no dia 3 de julho, às 11h50, atribuindo corretamente duas citações.

Atualizada no dia 3 de julho, às 16h20, acrescentando o discurso de Pedro Xavier, na íntegra.

 

 

 

 

Comentários

pub