PCP: Perímetro de rega de Alcoutim subaproveitado por falta de verba

O PCP quer saber se o Governo está disposto a avançar com 50 mil euros para apoiar a Cooperativa Agrícola […]

O PCP quer saber se o Governo está disposto a avançar com 50 mil euros para apoiar a Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro, «criando condições para a plena utilização do Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro», estrutura de apoio à agricultura existente no concelho de Alcoutim.

O perímetro de rega já foi concluído em 2009, mas os agricultores locais não têm conseguido tirar pleno partido das suas capacidades, por não terem forma de armazenar produtos agrícolas. A cooperativa entretanto criada precisa de 50 mil euros para recuperar um armazém e adquirir câmaras frigoríficas.

Segundo o Grupo Parlamentar do PCP, este Aproveitamento Hidroagrícola é composto por «uma barragem de terra com capacidade de armazenamento de 300 mil metros cúbicos de água, por condutas de rega com 2,5 quilómetros e pelos caminhos de acesso à barragem». Características que permitiriam regar 25 hectares de terreno agrícola.

«Contudo, as expetativas em torno da construção da Barragem Agrícola do Pessegueiro não se concretizaram. Numa recente visita à barragem do Pessegueiro e reunião com a direção da Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro, uma delegação do PCP pôde constatar que apenas 3 hectares estão a ser regados, ou seja, pouco mais de 10 por cento da área beneficiada por este perímetro de rega», revelaram os comunistas.

Em 2012, a Cooperativa chegou a apresentar uma candidatura ao PRODER, que seria comparticipada a 55 por cento. Contudo, devido à aplicação da Lei dos Compromissos, a Câmara Municipal de Alcoutim não pôde financiar os restantes 45 por cento.

«Estamos, assim, perante a absurda situação em que um empreendimento agrícola que custou ao Estado cerca de 2 milhões de euros se encontra largamente subaproveitado devido à indisponibilidade de uma verba de 50 mil euros para dar continuidade ao projeto», ilustrou o PCP.

«É inquestionável o interesse dos habitantes do Pessegueiro na exploração do empreendimento hidroagrícola, o qual permite melhorar a eficiência da agricultura por eles praticada, traduzindo-se num impacto significativo nas economias familiares. Além disso, tendo-se verificado nas últimas décadas um considerável êxodo populacional devido à falta de condições económicas e sociais, a exploração plena do Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro permitiria fixar a população local e atrair novos habitantes, invertendo o atual processo de desertificação económica e demográfica», consideraram, ainda, os comunistas.

Comentários

pub