PCP leva ponte entre Alcoutim e Sanlúcar ao Parlamento

O Grupo parlamentar do PCP quer ver construída uma ponte entre Alcoutim e Sanlúcar, em Espanha e apresentou um Projeto […]

O Grupo parlamentar do PCP quer ver construída uma ponte entre Alcoutim e Sanlúcar, em Espanha e apresentou um Projeto de Resolução nesse sentido na Assembleia da República.

Os comunistas pedem ao Governo que« assuma a Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar como uma ligação de interesse regional e nacional, e desenvolva as necessárias diligências – incluindo os contactos com as autoridades espanholas e andaluzas – com vista à rápida concretização desta infraestrutura, vital para o desenvolvimento económico e social do Nordeste Algarvio».

Lembrando o «processo acelerado de despovoamento e envelhecimento demográfico, além de um acentuado declínio económico» que afeta aquela zona de fronteira entre o Algarve e o Alentejo, o PCP considerou que a construção desta infraestrutura «teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes».

Este não é o único projeto que foi «adiado sine die» naquela zona, salientaram os comunistas, dando como exemplo «a conclusão dos lanços do IC 27 ligando Alcoutim ao IP2 ou o desassoreamento do Guadiana da foz até ao Pomarão».

«Sem os necessários investimentos públicos, o concelho de Alcoutim, assim como os demais concelhos do interior serrano algarvio, não conseguirão travar o processo de desertificação e continuarão a definhar, económica e demograficamente», defenderam.

«O PCP entende que o Estado deve assumir a responsabilidade pela condução do processo de construção da ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar, desenvolvendo junto das autoridades espanholas e da Comunidade Autonómica da Andaluzia as necessárias diligências para assegurar o financiamento, a realização dos estudos prévios e o lançamento e concretização da obra», resumiu aquele partido.

Comentários

pub