Miguel Nascimento ficou a 34 centésimos do bronze nos 50m

Miguel Nascimento foi 5º classificado na final dos 50m livres, no último dia de competição do Campeonato da Europa de […]

Miguel Nascimento foi 5º classificado na final dos 50m livres, no último dia de competição do Campeonato da Europa de Juniores, que se realizou em Poznan (Polónia), tendo assim terminado a 34 centésimos da medalha de bronze conquistada pelo grego Fotios Mylonas. A prova foi ganha pelo russo Evgeny Sedov (22.07).

Segundo o site da Federação Portuguesa de Natação, o nadador português bateu o seu recorde pessoal com a marca de 22.98, ficando a três centésimos do máximo nacional júnior (22.95) na posse de Tiago Venâncio desde os Europeus de 2004 (Jamor).

Nas eliminatórias, Nascimento fez 23.23 e nas meias-finais registou 23.04.

“Os 50 livres foi uma prova com mais coração do que cabeça. Acabei por bater o recorde pessoal e cumpri, por isso, a minha tarefa, daí a razão de ter festejado logo após o final da prova”, afirmou Miguel Nascimento.

Dez minutos antes, o atleta algarvio participou na final dos 100m mariposa, tendo terminado a prova no nono lugar com o tempo de 54.77.

O recorde nacional júnior é de 54.16 e está na posse de Miguel Nascimento desde os Multinations de abril (Kiev).

“Estava já um pouco condicionado nos 100 mariposa, senti o acumular de provas, algum cansaço, pois tinha nadado antes as meias-finais dos 50 livres. Estou muito satisfeito com a minha prestação ao longo do Europeu e quero melhorar as minhas marcas nos próximos Mundiais de juniores”, referiu o nadador algarvio da Portinado.

Outro português, Tomás Veloso, nadou as eliminatórias dos 400m estilos e classificou-se no 24.º lugar com a marca de 4.35.67. O máximo nacional júnior é de 04:26.40 e está na posse de Alexis Santos desde julho de 2010 (Coimbra).

Ao longo dos cinco dias de competição, Portugal marcou presença em três finais e estabeleceu dois novos recordes nacionais.

“Conseguimos alcançar a melhor classificação dos campeonatos (5º) com um tempo extraordinário no último dia, onde o desgaste já se tornava cada vez mais visível. Disputámos também mais uma meia-final e duas finais, uma das quais tínhamos conseguido o apuramento no dia anterior”, referiu Bruno Freitas, treinador da Federação Portuguesa de Natação, no final da última sessão dos Europeus, satisfeito com os resultados obtidos.

O técnico nacional, citado pelo site da FPN, considera que “foram uns campeonatos europeus muito positivos”. “Conseguimos, com cinco nadadores, alcançar três finais. Quatro atletas conseguiram participar, pelo menos, em meias-finais, que era um dos grandes objetivos para estes campeonatos, apesar da percentagem de melhorias de recordes pessoais não ser a desejada”, acrescentou.

“Foi uma experiência enriquecedora para estes nadadores, que acreditamos que suporte uma boa transição para seniores, os que agora são de segundo ano”, afirmou o responsável técnico.

Comentários

pub