Municípios limpam peixes mortos nas praias e no rio Guadiana

Os municípios da «Eurocidade do Guadiana» estão a efetuar uma ação de limpeza nas praias dos concelhos de Vila Real […]

Os municípios da «Eurocidade do Guadiana» estão a efetuar uma ação de limpeza nas praias dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte e no Guadiana, de forma a remover os peixes mortos provenientes do rio.

Estão envolvidas na operação 13 embarcações, cinco da Marinha e oito de pescadores, que foram contratadas pelas autarquias para realizar os trabalhos de remoção do peixe morto.

O surgimento de peixes mortos no Guadiana verifica-se pelo menos desde há quinze dias, embora as análises efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, tenham revelado «valores normais e sem risco para a saúde pública» na água, salienta a Câmara de VRSA.

Ontem, esta situação tinha já motivado uma pergunta do Bloco de Esquerda ao Ministério do Ambiente, na qual a deputada bloquista Helena Pinto exigia saber «se o governo tem conhecimento desta situação, nomeadamente das suas causas e quais as medidas que irá adotar para garantir que esta ocorrência não se volta a verificar e ainda assegurar que a área abrangida pela mortandade regressa ao seu bom estado ambiental».

O BE considerava mesmo que «a situação representa um perigo ambiental e um risco para várias atividades, nomeadamente o turismo».

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recorda que «as operações de limpeza das praias do concelho e da foz do Rio Guadiana estão em curso desde o passado sábado, no período entre as 9h00 e as 24h00, pelo que a situação está controlada».

«Além de já termos exposto detalhadamente a situação às autoridades competentes, optámos por dar particular atenção às zonas balneares, que se encontram sem quaisquer problemas», acrescentou Luís Gomes.

Além das três autarquias da Eurocidade e do município de Alcoutim, as ações de remoção do peixe morto que tem surgido no Guadiana envolvem a Marinha, a Associação de Pescadores de VRSA, o Clube de Mergulho Isla Sub, a Proteção Civil de VRSA, a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF.

A autarquia de VRSA tem igualmente fornecido material de limpeza (luvas e sacos) e assegurando o transporte dos peixes recolhidos até aos pontos de deposição apropriados.

Comentários

pub