Monchique entrega mais 17 cheques do enxoval do bebé para fomentar natalidade

O presidente da Câmara de Monchique entregou na quinta-feira 17 “cheques” do Enxoval do Bebé, no valor de 500 euros […]

O presidente da Câmara de Monchique entregou na quinta-feira 17 “cheques” do Enxoval do Bebé, no valor de 500 euros cada, a jovens pais residentes no concelho.

Esta cerimónia decorreu na Creche/Berçário, propriedade da Câmara Municipal de Monchique, que os jovens pais tiveram oportunidade de visitar, para verificar as condições do Parque Escolar de S.Pedro onde estes equipamentos se inserem.

A frequência de cada criança no berçário/creche em Monchique custa apenas 80 euros mensais, sendo que toda a outra componente de custo associada é suportada, na íntegra, pela Câmara Municipal, salienta a autarquia.

Durante esta iniciativa, o autarca Rui André salientou que «a afirmação e o reforço deste tipo de políticas com intervenção na área social tem sido a aposta do atual executivo. Temos implementados e em desenvolvimento diversos programas sociais que pretendem melhorar o dia a dia das nossas famílias e munícipes».

É que, sublinhou o edil, «é na Família, e verificando as condições sócio económicas onde estamos inseridos, que temos o apoio necessário para a realização pessoal. Deve ser na família que começa o primeiro apoio solidário, devendo caber ao Estado e os seus órgãos desconcentrados, no caso a Câmara Municipal, o dever de cooperar, apoiar e incentivar ao retrocesso das atuais tendências demográficas que estes territórios, como é o caso de Monchique apresentam, para que, nas décadas vindouras se traduzam num acréscimo significativo da taxa de natalidade».

Para tal, «faz todo o sentido implementar um conjunto de medidas especificamente direcionadas para as famílias, criando incentivos adicionais, no sentido de controlar e contrariar essa realidade e os problemas dela resultantes», acrescentou Rui André.

Para o presidente da Câmara de Monchique, «ver nesta cerimónia tantos bebés e os jovens casais que assumem o papel de pais é um motivo de orgulho».

«Também, e porque a crise é fator transversal a toda a sociedade portuguesa, não poderia deixar de ter uma palavra de esperança para este jovens pais. Este gesto é bastante simbólico para todos nós, uma vez que representa o assumir de um compromisso entre a Autarquia e todos vós. O “Enxoval do bebé” é dos vossos filhos. São as boas vindas da Câmara Municipal aos filhos dos jovens casais que aqui escolhem o seu local de residência, que aqui tomaram a iniciativa de constituir família», concluiu.

Esta iniciativa, que cumpre o Regulamento que está aprovado e em vigor desde julho de 2012, promove ainda o apoio ao Comércio Local, perfazendo 8500 euros a ser reinvestidos nos estabelecimentos aderentes do Comércio de Monchique, uma vez que o “Enxoval do Bebé” só pode ser descontado na área do concelho.

Comentários

pub