Loulé desafia artistas nacionais e internacionais a participar em residência artística

Loulé vai acolher uma Residência Internacional de Artistas, entre os dias 15 e 31 de agosto, com o tema «Linha […]

Loulé vai acolher uma Residência Internacional de Artistas, entre os dias 15 e 31 de agosto, com o tema «Linha de Luz», uma iniciativa que se insere no projeto «Arte Pública Efémera» que desafia à participação artistas nacionais e internacionais.

Durante as duas semanas de duração das residências, os artistas selecionados irão desenvolver os seus projetos em zonas específicas, pré-determinadas pelos responsáveis da Divisão de Cultura da Autarquia e pelos tutores do projeto.

Os projetos serão acompanhados pelos artistas Xana, Pedro Cabral Santo, Rui Sanches, Tiago Batista e Susana de Medeiros, docentes do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, que darão aos participantes «apoio criativo, de acompanhamento e técnico durante o trabalho».

O concurso para estas residências decorre até ao final do mês de julho e os interessados deverão enviar o currículo atualizado, portfólio e carta de motivação que inclua uma breve descrição de ideias a serem desenvolvidas durante a residência, em português e inglês. O preço da residência 50 Euros.

As inscrições devem ser feitas para o email [email protected] ou enviadas para o endereço Divisão de Cultura e Turismo, Rua Vice Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé.

A residência artística «Linha de Luz» pretende «criar um espaço de reflexão capaz de ser propício ao desenvolvimento de trabalho artístico, produzir um contexto de trabalho site specific e contribuir para a criação artística em geral e, em particular, proporcionar qualitativamente um ambiente culturalmente dinâmico no concelho de Loulé e da Região do Algarve», segundo a Câmara de Loulé.

«Por outro lado, pretende-se disponibilizar e cruzar o conhecimento gerado na Licenciatura de Artes Visuais, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve, com outros protagonistas da arte contemporânea  e da comunidade local, dando oportunidade aos  artistas de criarem novas obras e de partilhar/cruzar ideias e eventualmente trabalharem em colaboração», acrescentou a autarquia.

Ao aceitar participar na residência, os artistas terão de se preparar para «trabalhar com recursos materiais limitados e estar interessados numa abordagem relacional com o espaço». «Deverão ainda estar disponíveis para permanecer em residência a tempo inteiro, durante o período em que se realiza o evento e autorizar a publicação de documentação sobre o seu trabalho nos materiais publicados pela organização», avisou a Câmara de Loulé.

O Júri do concurso que fará a seleção dos candidatos é constituído por dois docentes da licenciatura em Artes Visuais e um representante da Câmara de Loulé.

Comentários

pub