Jovens ajudam a manter igrejas de Tavira abertas aos turistas

Jovens do programa “Tavira – Férias Ativas” vão ajudar, ao longo do verão, a manter as igrejas da cidade abertas […]

Jovens do programa “Tavira – Férias Ativas” vão ajudar, ao longo do verão, a manter as igrejas da cidade abertas às visitas dos turistas, reeditando uma iniciativa que tem tido muito sucesso nos últimos anos.

Assim, até ao dia 2 de setembro, a Câmara Municipal de Tavira, cidade que é conhecida pela «Roma do Algarve» devido ao número de igrejas, convida a visitar as suas igrejas, ermidas e capelas, por intermédio do programa municipal “Tavira – Férias Ativas”.

Desta forma, os turistas poderão visitar, de segunda a sexta-feira, entre as 10h15 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h00, a Igreja Matriz de Santiago, Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda (ou de São Paulo), Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Ermida de São Sebastião, Ermida de Santa Ana, Capela de Nossa Senhora da Piedade, Capela de Nossa Senhora da Consolação, Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Igreja de São Francisco, Igreja de São José e Igreja da Misericórdia.

A abertura destes templos é garantida pelos jovens da modalidade de longa duração do programa “Tavira – Férias Ativas”.

A participação de cada jovem tem a duração de um mês, tendo eles direito a uma bolsa no valor de 240 euros, atribuída pela Câmara Municipal.

Esta iniciativa resulta da celebração de um protocolo entre o Município e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Venerável Ordem Terceira de São Francisco e Santa Casa da Misericórdia de Tavira, no sentido de garantir a organização, o acompanhamento e a gestão do Programa “Tavira – Férias Ativas”.

Com o desenvolvimento deste programa, a autarquia pretende «promover o aproveitamento dos tempos livres dos mais novos, orientando-os para o desempenho de iniciativas que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado que permitam o contacto experimental com algumas atividades profissionais e que potenciem a sua capacidade de intervenção, participação social e cívica, contribuindo para o processo de educação não formal e o conhecimento local da realidade, designadamente, nas suas vertentes histórica, cultural e social».

Considerando ainda a importância do património religioso da cidade de Tavira, a autarquia salienta que se procurou «conciliar o presente programa com a abertura das igrejas, possibilitando a descoberta deste valioso legado histórico a todos os residentes e visitantes».

Comentários

pub