Jovens portimonenses viveram «Rios de Adrenalina» durante quatro semanas

O projeto «Rios de Adrenalina» ajudou a ocupar os tempos livres de 22 jovens portimonenses, com atividades lúdicas e desportivas […]

O projeto «Rios de Adrenalina» ajudou a ocupar os tempos livres de 22 jovens portimonenses, com atividades lúdicas e desportivas que duraram quatro semanas. Durante este período, os participantes na edição deste ano da iniciativa «riram, aprenderam a velejar, choraram, brincaram, gritaram, mergulharam, mas sobretudo “Rumaram a Um Futuro Melhor”», revelou a organização.

Pelo segundo ano consecutivo a associação Teia D’Impulsos e o seu projecto «Vela Solidária» foram os parceiros da Junta de Freguesia de Portimão para desenvolver o projecto “Rios de Adrenalina”.

«O período de férias escolares de Verão, muitas vezes provoca preocupações acrescidas aos pais, familiares e instituições que têm a tutela de menores, que carecem de ensino especial, que estão referenciados pelas mais diversas razões ou para os quais a respostas sociais são diminutas», enquadrou a associação portimonense.

A Junta de Freguesia de Portimão, consciente desta lacuna temporal na formação destes jovens, desde há alguns anos a esta parte que tenta potenciar a integração social e promover a formação desportiva e cívica destes jovens, com recurso ao «Rios de Adrenalina».

Este projeto promove a integração social, a relação inter cultural, o desenvolvimento cognitivo e a igualdade de oportunidades com base em atividades desportivas, nomeadamente através da prática da vela.

O projeto Vela Solidária, fazendo uso da experiência adquirida ao longo dos últimos três anos e da qualificação dos seus técnicos, garante a realização das atividades e o atingir dos objetivos mencionados.

«Esta é uma parceria com excelentes resultados alcançados mas em que o processo é extremamente intenso e por vezes difícil de gerir, nomeadamente no que respeita às relações interpessoais, à capacidade de lidar com o insucesso e à vontade destes jovens se auto superarem», concluiu a Teia d’Impulsos.

Comentários

pub