Festival «verão azul» abre mês de agosto em Lagos

O mês de agosto começa, em Lagos, com o Festival de Artes Performativas «verão azul», promovido pela associação casaBranca. A […]

O mês de agosto começa, em Lagos, com o Festival de Artes Performativas «verão azul», promovido pela associação casaBranca.

A quarta edição desta iniciativa, que integra projetos na área do Teatro, Dança, Performance, Cinema e Música/Concertos, a par de uma área da programação dedicada ao público infantojuvenil, vai decorrer entre 01 e 17 de agosto (dias 1, 2, 3, 4 + 8, 9, 10, 11 + 15, 16, 17)  em diversos espaços da cidade: Centro Cultural de Lagos, Teatro Experimental de Lagos (TEL), Laboratório de Actividades Criativas (LAC), Feira do Livro, Artes e Sabores (Parque de Estacionamento do Anel Verde) e Antiga Escola Gil Eanes.

Todo o festival será transmitido em tempo real em www.festivalveraoazul.com.

Mas, ao longo do mês, haverá muito mais para animar lacobrigenses e visitantes, desde festivais, feiras, concertos, comédia, bailaricos e banhos noturnos.

No dia 3, está previsto para o Centro Cultural de Lagos, pelas 21h30, um espetáculo com Joel Xavier.

Considerado um dos mais prestigiados guitarristas mundiais, Joel Xavier regressa a Lagos, com «Alegria», uma explosão de ritmos da Lusofonia, desde o samba maracatu e baião do Brasil, à coladeira e ao funana de Cabo Verde, passando pelo semba de Angola, numa linguagem única em que a guitarra é a principal protagonista.

Também neste equipamento municipal cultural vão decorrer outros dois espetáculos a 24, 30 e 31. No dia 24, sobe ao palco a Commedia Gourmet, um espetáculo com o humorista Chef Eduardo Madeira, autor de receitas de sucesso como “Os Contemporâneos”, “Estado de Graça” e “Anticrise”, que apresenta em Lagos um menu de Stand Up Comedy, música e redução de trufas, servido numa cama de fois gras e boa disposição. Um espetáculo para apreciadores de comédia gourmet.

No final do mês, a “estrela” no CCL será a Revista à Portuguesa “F.M.I. e os 40 e tal Mamões”, em que «seguindo as diretrizes da TROIKA para cortar nas despesas, o Teatro Boa Esperança apresenta a mais espetacular, fenomenal, hilariante, a mais sexy e “melhor boa” Revista à Portuguesa».

Também durante o mês terão lugar vários concertos no Pátio do CCL, organizados pela Academia de Música de Lagos e integrados no II Ciclo de Música Antiga – Sons Antigos a Sul 2013.

Todas as Quartas Feiras, pelas 21h30, o Centro Cultural proporciona noites de Cinema, com o ciclo “A Vida numa Tela”.

No que diz respeito a Festas e Feiras, agosto também tem muito para oferecer. A XII FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve, decorre no Parque Urbano de Bensafrim, com entrada livre, entre os dias 9 e 11 deste mês. Para além da mostra de artesanato e doçaria local, é possível assistir a gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal, e jogos tradicionais no picadeiro. A animação musical é também uma constante neste certame, que conta com várias tasquinhas e insufláveis para os mais pequenos.

Para o dia seguinte, dia 10, decorre, a partir das 21h30, o Festival de Folclore de Odiáxere, no Largo do Moinho, com organização a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.

Entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro, entre as 19h00 e as 24h00 tem lugar a Feira do Livro, das Artes e Sabores, a decorrer no Parque de Estacionamento do Anel Verde, também com entrada livre.

Este certame, organizado pela FuturLagos, Empresa Local para o Desenvolvimento, tem como motivos principais de atração a exposição e venda de livros, produtos locais e regionais de artesanato, doçaria / gastronomia e outros elementos da economia local. A animação será igualmente uma constante na programação cultural da feira com a dinamização de espetáculos, concertos, sessões de cinema, entre outras atividades.

Paralelamente, e junto à zona de exposição dos livros, haverá um espaço próprio para os mais pequenos – o cantinho da criança – para atividades lúdicas e formativas, com pinturas e outras atividades similares.

Na zona da entrada, junto às escavações arqueológicas da gafaria, será apresentada uma pequena exposição alusiva ao período de construção do parque, nomeadamente o conteúdo das escavações arqueológicas, as descobertas realizadas e a sua importância para o estudo do período histórico dos Descobrimentos.

A encerrar em beleza o mês, nada melhor do que a tradicional Festa do Banho 29, manifestação de caráter popular e verdadeiro ritual obrigatório em que todos são convidados a tomar o obrigatório banho noturno de mar à meia noite.

Para os mais pequenotes, decorrem, durante este mês as várias atividades de ocupação de tempos livres, quer no âmbito do projeto “Viver o verão”, quer no âmbito das atividades de animação e sensibilização, que decorrem nas praias do concelho integradas nas atividades da Campanha da Bandeira Azul “Lagos na Onda do verão”.

Também o Centro Ciência Viva de Lagos tem diversas iniciativas e experiências marcantes a decorrer durante os meses de verão, que vão desde passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, museus, centros ciência viva, associações e empresas.

Para os apreciadores da pintura e das artes plásticas estão patentes, durante todo o mês diversas exposições em vários equipamentos culturais, designadamente, no Centro Cultural (Exposição “Calçada” e “Imargem Lagos 2013”, no Posto Municipal de Exposições (Exposição “Bambu Português”, de Jean Claude e de Artesanato de João Mascarenhas) e nos Antigos Paços do Concelho (“A Terra Prometida”).

Para informações mais detalhadas sobre a programação para o mês de Agosto, consulte os eventos em www.cm-lagos.pt

Comentários

pub