Festas em honra de Nossa Senhora do Carmo a partir de sábado na Fuseta

A população da Fuseta vai honrar Nossa Senhora do Carmo, a Santa Padroeira da vila piscatória do concelho de Olhão, […]

A população da Fuseta vai honrar Nossa Senhora do Carmo, a Santa Padroeira da vila piscatória do concelho de Olhão, com as festas a ela dedicadas, que começam no sábado e duram até ao dia 22 de julho. As iniciativas vão concentrar-se no da Igreja Matriz e na Zona Ribeirinha da Fuseta.

Esta é a grande festa anual desta localidade e costuma atrair milhares de visitantes. «A romaria da chegada, partida e agradecimento à Nossa Senhora do Livramento, numa procissão pelo mar, são momentos altos das celebrações, em que participam as embarcações engalanadas no mar, e por terra percorrem-se as ruas da freguesia», descreveu a Câmara de Olhão.

Os pontos altos da festa organizada pela Paróquia, Junta de Freguesia e Associação Cultural Fusetense, acontecem nos dias 16, 20, 21 e 22, mas haverá festa todos os dias, com um bazar e um bar a funcionar.

Logo no primeiro dia, realizam-se os 43º Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 15 horas, na sala multiusos da Junta de Freguesia, «seguidos de uma visita à Casa Museu da Professora Maria José Fraqueza». No dia 15, às 23h30, há noite de fados, no Ador da Igreja, com Sara Gonçalves.

No dia seguinte, uma terça-feira, tem lugar um dos pontos altos da festa. «Depois da Eucaristia às 21h00 acontece a tradicional fogueira em honra de Nossa Senhora do Carmo, com a queima do barco e Cânticos a Nossa Senhora (22h00, no Adro da Igreja). Às 22h30 atua a Tuna 3 Gerações (alunos da Escola de Música da Fuseta e Moncarapacho)», segundo a autarquia.

A festa continua com teatro, no dia 17, com a apresentação da peça «A Romaria a Nossa Senhora do Livramento», da autoria de Maria José Fraqueza e com música dos Alunos da Escola de Música da Associação Cultural Fusetense, no dia 18.

«Dia 20 de julho (sábado) é de muita celebração que começa às 13h40 com a saída da imagem de Nossa Senhora do Livramento da sua capela, em procissão pelo mar, rumo ao cais da Fuseta, às 14 horas sai a Procissão da Igreja da Fuseta com a Nossa Senhora do Carmo em direção ao cais para a receção a Nossa Senhora do Livramento, às 16 horas realiza-se a Eucaristia no Adro da Igreja e às 18 horas a celebração do Rosário, também no Adro da Igreja. Às 21h30 haverá baile com os Blue Star (Zona Ribeirinha) e às 23h30 atuam as Tayti», anunciou a autarquia.

«No domingo, 21 de julho, às 17 horas realiza-se a Eucaristia Festiva em Honra de Nossa Senhora do Carmo, seguindo-se às 18 horas a procissão pelas ruas da freguesia com as imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Livramento e São Pedro. À noite há baile (21h30) com Luís Filipe (Zona Ribeirinha) e às 23 horas a festa continua com um espetáculo dos Al-Mouraria», acrescentou a Câmara de Olhão.

A festa encerra com uma missa «em sufrágio pelos pescadores falecidos no mar, às 16 horas, seguindo-se às 17 horas a procissão pelo mar, que levará a imagem de Nossa Senhora do Livramento à sua capela».

O programa completo das festas pode ser consultado aqui.

Comentários

pub