Petiscos da Ria Formosa dão sabor à festa da VIVMAR em Faro

As iguarias gastronómicas da Ria Formosa, confecionadas pelos que dedicam as suas vidas à criação e apanha de marisco e […]

As iguarias gastronómicas da Ria Formosa, confecionadas pelos que dedicam as suas vidas à criação e apanha de marisco e bivalves, voltam a ser o centro de nova Festa da Ria Formosa da Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa – Vivmar, no Largo de São Francisco, em Faro.

A iniciativa começa já na sexta-feira, dia 26 de julho, prolonga-se até 4 de agosto e tem entrada livre todos os dias.

Como vem sendo hábito desde há muitos anos, parte do parque de estacionamento do Largo de São Francisco vai ser reservado e serão montadas mesas e tasquinhas, cujos operadores são os sócios da Vivmar e as suas famílias. São estes os responsáveis pela confeção dos petiscos ao dispor, usando receitas bem tradicionais, muitas delas nas respetivas famílias há gerações.

Além da gastronomia, haverá também música ao vivo e exposições de Artes de Pesca, sempre das 18 às 2 horas, numa festa «que celebra a melhor gastronomia regional, confecionada com produtos da nossa Ria Formosa».

O certame, este ano na 20ª edição, serve para festejar e dar a conhecer a boa comida local, mas também para homenagear o já falecido António Labóia, que na qualidade de presidente da Vivmar foi dos principais obreiros para que a festa atingisse a dimensão que hoje tem.

O município instituiu, após a sua morte, o «Prémio António Labóia», dirigido aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

«Assim, no dia da inauguração da Festa da Ria Formosa a autarquia entrega, pelo 6º ano consecutivo, os galardões aos autores dos melhores trabalhos em texto, fotografia e desenho sobre a Ria. A entrega dos prémios terá lugar às 20 horas no Largo de São Francisco e conta com a presença dos jovens artistas. As obras a concurso ficarão expostas num stand no mesmo recinto do evento», anunciou a Câmara de Faro.

Comentários

pub