Exposição de fotografias de família mostra “A Tentação da Imortalidade” em Loulé

Cristina Godoroja pegou em fotografias de família, saídas das máquinas de Guerreiro Padre, e deu corpo à exposição “A Tentação […]

Cristina Godoroja pegou em fotografias de família, saídas das máquinas de Guerreiro Padre, e deu corpo à exposição “A Tentação da Imortalidade: Exposição de Fotografias de Família”, que vai estar patente ao público no Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (CECAL) – Parque Municipal, de 5 a 31 de julho.

A exposição, organizada pela Câmara de Loulé e pelo CIAC, representa uma «arqueologia artística das memórias das famílias de Loulé da primeira metade do século XX».

«As fotografias com valor histórico e etnográfico imortalizam momentos importantes da vida familiar das várias gerações; ritos de passagem capturados na sua processualidade. A imagem fotográfica torna-se numa prova exemplar sobre o microcontexto familiar, bem como permite a reconstrução do macrocontexto comunitário louletano ao nível económico, social, cultural, religioso, mental e ideológico», explicam os promotores da exposição.

«Mesmo o facto de viver necessita de passagens sucessivas de uma condição para outra, baseadas nos significados sociais da idade e nos factos biológicos. A vida individual e a da família que se configura como espaço de interação entre trajetórias individuais, consiste numa sequência de etapas cujos inícios e finais são marcados pelos rituais e cerimónias: batismo, puberdade, casamento e morte».

As máquinas do Guerreiro Padre testemunharam as fases da vida das várias famílias de Loulé, gente de diferentes condições sociais.
Ao mesmo tempo, a sua fotografia eterniza instantâneos significativos da história social e contribui para a promoção da identidade cultural local.

Esta exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Comentários

pub