Exposição «Quem nos escreve desde a Serra» mostra-se agora no Ameixial

A exposição de rua itinerante «Quem nos escreve desde a Serra», sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a […]

A exposição de rua itinerante «Quem nos escreve desde a Serra», sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro no Concelho de Loulé, será inaugurada esta sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 21h00, no Ameixial, e estará patente ao público até ao dia 18 de agosto.

O objetivo desta mostra de rua, organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Projeto ESTELA, é dar a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos do concelho de Loulé que com ele estão relacionados.

A exposição está concebida de modo a mostrar como este fenómeno resulta de um processo histórico e patrimonial que vai interagir com os espaços públicos das localidades e com os espaços envolventes, pois a paisagem serrana é o ambiente onde estes valores culturais se revelam.

Localizada nas vias públicas, a exposição apresenta conteúdos escritos devidamente ilustrados e está organizada em seis temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, o mundo dos vivos, a morte, os investigadores e os conjuntos de estelas de Benafim/Salir e do Ameixial.

No âmbito da inauguração desta exposição no Ameixial, irá estar patente ao público uma réplica da estela de Corte Pinheiro, a última estela descoberta na freguesia do Ameixial e do concelho de Loulé.

Esta réplica e a exposição vão passar a fazer parte da oferta turística da freguesia do Ameixial.

Comentários

pub