Europeus: Miguel Nascimento na final dos 100 costas com novo recorde nacional júnior

Miguel Nascimento garantiu esta quarta-feira o apuramento para a final dos 100m costas do Campeonato da Europa de juniores, que […]

Miguel Nascimento garantiu esta quarta-feira o apuramento para a final dos 100m costas do Campeonato da Europa de juniores, que está a decorrer em Poznan (Polónia), com um novo recorde nacional de juniores.

O nadador português, que nas eliminatórias da manhã registou 57.22 (12.º), fez à tarde o nono melhor tempo das meias-finais em 56.51, superando o anterior máximo nacional júnior de 57.09 que estava na posse de Alexis Santos desde abril de 2010.

“Estava à espera de bater o recorde nacional, mas não com tanta diferença. A prova correu-me melhor do que de manhã, tendo passado mais rápido aos 50 metros. Para bater o recorde nacional foi determinante a minha parte final da prova”, afirmou Miguel Nascimento, no final dos 100m costas.

Nesta prova foi estabelecido um novo recorde dos Campeonatos da Europa, por intermédio do russo Grigory Tarasevich, com a marca de 54.63.

Para a final de hoje, quinta-feira (16h00, hora portuguesa), o atleta algarvio da Portinado espera “melhorar ainda mais alguns aspetos e voltar a bater o recorde nacional”, ciente que “é muito difícil lutar pelos primeiros lugares”, uma vez “o nível está muito forte”.

Miguel Nascimento nadou ainda as meias-finais dos 50m mariposa, mas não conseguiu melhor do que o 15.º lugar com um novo recorde pessoal de 25.03.

Nas eliminatórias, o nadador português fez 25.29 (23.º). O máximo nacional júnior desta distância é de 24.89 e pertence a Tiago Venâncio desde 2003.

Por sua vez, Joana Silva não foi além do 20.º lugar nas meias-finais dos 200m costas, com o tempo de 2:24.98. Nas eliminatórias, a nadadora portuguesa registou a marca de 2:21.27 (21.º lugar). O máximo português é de 02:17.38 e está na posse da própria atleta desde abril de 2012.

Para Bruno Freitas, treinador da Federação Portuguesa de Natação, este foi “um primeiro dia positivo”, embora a “ansiedade e o nervosismo estejam no seu ponto mais alto e acabam por condicionar o rendimento dos nadadores”.

“Apesar de não termos a percentagem de recordes pessoais que desejávamos, ficaram muito perto do mesmo, deixando boas perspetivas para as próximas sessões em que os nossos nadadores costumam ‘crescer’ à medida que as provas vão avançando”, refere o técnico português.

“Conseguimos alcançar um recorde nacional júnior de grande valia técnica, três meias-finais e uma final que se vai realizar amanhã, o que nos motiva também para as próximas jornadas, face ao nível elevadíssimo que temos encontrado e que temos conseguido lidar com todo o envolvimento e pressão. Estamos todos confiantes para melhorar a nossa prestação já amanhã onde vamos ter mais um desafio pela frente”, diz Bruno Freitas.

“Os nadadores desejam também expressar o seu agradecimento por todas as mensagens e manifestações de apoio de que têm sido alvo ao longo destes dias, tentando corresponder com a sua melhor prestação possível”, finaliza o responsável técnico federativo.

Em competição estarão hoje os portugueses Miguel Nascimento, nas eliminatórias dos 100m livres (15.º com 50.98) e na final dos 100m costas, e Tomás Veloso, nas eliminatórias dos 200m estilos (29.º com 2:07.89).

Comentários

pub