Equipa Banco BIC/Carmim apresentou-se em Tavira com olhos postos na Volta a Portugal

A equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira, que recentemente adoptou a denominação de Banco BIC/Carmim, foi publicamente apresentada […]

A equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira, que recentemente adoptou a denominação de Banco BIC/Carmim, foi publicamente apresentada na cidade algarvia.

Depois de, no passado dia 18 de junho, o Banco BIC ter assumido o estatuto de patrocinador principal da histórica equipa de ciclismo algarvia, ontem foi a data escolhida para apresentar publicamente a rejuvenescida equipa continental, que muito em breve se mostrará na estrada, na 75ª Volta a Portugal em Bicicleta.

O importante suporte financeiro assegurado pelo banco angolano veio trazer um inegável desafogo às contas do CCTavira. Trouxe também um diretor, Carlos César Araújo, e dois novos ciclistas: Igor Silva e Walter da Silva, ambos naturais de Benguela, Angola, e com boas provas dadas no ciclismo africano.

Os dois conheceram as estradas portuguesas quando participaram, no início deste ano, na Volta ao Algarve, então integrados na formação da Selecção Nacional de Angola.

Igor Silva, que é o atual Campeão de Angola, foi o único a concluir a algarvia e deixou, nesse momento, uma boa imagem pelo seu desempenho.

Agora, em Tavira, os dois angolanos preparam-se para representar a Banco BIC/Carmim no Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio de Torres Vedras, entre 19 e 21 de julho, e depois enfrentarão, entre 7 e 18 de agosto, os mais de 1.600 quilómetros da Volta a Portugal 2013.

A apresentação da equipa de ciclismo encheu completamente a Praça do Município de Tavira durante cerca de uma hora e meia e foi animada pelos dois inconfundíveis jornalistas da Gilão, Luís Santos e Jorge Nunes.

Os 12 ciclistas e toda a equipa técnica foram chamados um a um ao palco, entre aplausos, e tiveram oportunidade de falar, agradecendo o apoio de tanta gente e mostrando grande vontade de alcançar bons resultados nas próximas competições.

Os dois reforços angolanos estavam notoriamente surpreendidos com a forma como Tavira vive o seu desporto-rei, mas foram logo informados de que se a Volta correr de feição muitos mais tavirenses irão marcar presença nas já célebres festas de consagração das camisolas amarelas.

Depois, os principais patrocinadores, Banco BIC e Carmim, o presidente da Associação de Ciclismo do Algarve Rogério Teixeira, o recém-eleito presidente do CCTavira Marcelino Teixeira, e o presidente da Câmara Jorge Botelho, aproveitaram a oportunidade para desejar sucesso desportivo aos ciclistas e agradecer a presença do público.

Notas dominantes foram, sem dúvida, as detalhadas explicações dadas por Marcelino Teixeira relativas às dificuldades encontradas quando tomou posse, em abril passado, e à forma como está a conseguir reestruturar o Clube, com novos patrocinadores e com um construtivo diálogo com os anteriores patrocinadores que continuaram ligados à equipa profissional.

Ficou por demais evidente que a chegada do Banco BIC trouxe um novo ânimo à equipa, proporcionando uma estabilidade antes inexistente, e que poderá contribuir para o sucesso desportivo até ao final da época.

Jorge Botelho, por sua vez, deixou bem claro o apoio agora muito reforçado da Câmara Municipal ao Clube de Ciclismo de Tavira, superando os momentos de tensão e afastamento que se tinham tornado notórios durante os últimos meses da gestão da anterior direção.

No final da apresentação pública da equipa Banco BIC/Carmim, era para todos evidente estar-se a iniciar um novo ciclo de vida da equipa profissional tavirense de ciclismo, que se terá de afirmar com os seus novos valores, depois da saída de alguns ciclistas de referência, como Ricardo Mestre (agora na Euskaltel-Euskadi e que recentemente participou na Volta a Itália), Samuel Caldeira (atualmente na OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes) e David Blanco (que terminou a sua carreira).

 

Os angolanos da equipa Banco BIC/Carmim:

Os atletas angolanos Igor Alberto Secundino Silva e Walter José Santos da Silva são os ciclistas que fazem parte da nova equipa Banco BIC/Carmim.

Igor Silva, mais conhecido por “Beto”, tem 28 anos, é natural de Benguela e tem já um importante currículo enquanto atleta. Rolador de especialidade foi vencedor dos Campeonatos Nacionais de Estrada em 2005, 2006, 2010, 2011 e 2012. Também venceu seis campeonatos nacionais de Contra-relógio, em 2004, 2005, 2006, 2010, 2011 e 2012.

Internacionalmente, Igor Silva é o ciclista angolano que mais visibilidade tem granjeado ao país no que à modalidade diz respeito. Recentemente, foi o vencedor do Grande Prémio de Ciclismo Hotel Luso na província de Benguela, no âmbito do 396º aniversário da cidade.

Walter da Silva, de 27 anos, é igualmente natural de Benguela. “Fecha” como é apelidado, é rolador de especialidade, e mereceu destaque ao vencer duas etapas da 1ª Volta a Cacau em São Tomé e Príncipe, em 2010. Em 2011, foi vice-campeão nacional de estrada e vice-campeão nacional de Contra-Relógio Individual.

No que respeita ao diretor Carlos César Araújo, é natural de Kwanza Norte, tem 46 anos, e já leva 20 de ligação à modalidade como diretor desportivo, treinador e ciclista. Araújo arrebatou, dos 22 Campeonatos Nacionais, 17 títulos por equipas.

César Araújo tem vasta experiência no ciclismo africano, com várias participações por diversos países daquele continente. Em 2006 teve passagem pela Volta a Portugal como diretor desportivo adjunto da equipa Madeinox.

Atualmente é diretor desportivo adjunto da equipa do Benfica de Luanda de Angola. É ainda coordenador e orientador das equipas do IMA do Kwanza Norte, Hotel Luso de Benguela e Núcleo do Rangel em Luanda, bem como diretor e coodenador técnico para formação da Federação Angolana de Ciclismo.

 

Nota: as fotos são também da autoria do Nuno Loureiro.

 

Veja aqui mais fotos da apresentação da equipa Banco BIC/Carmim.

 

Atualizado às 11h12, acrescentando pormenores sobre os ciclistas angolanos.

 

 

 

Comentários

pub