Encontro de Cultura Cubana ganha projeção ibérica e traz concertos, exposições, documentários e debates

O Encontro de Cultura Cubana regressa a Vila Real de Santo António, entre os dias 24 de julho e 7 […]

O Encontro de Cultura Cubana regressa a Vila Real de Santo António, entre os dias 24 de julho e 7 de agosto, com um programa diversificado onde se incluem concertos, exposições, conferências, debates e projeções de filmes e documentários.

Nesta, que é a sua sexta edição, a iniciativa ultrapassa as fronteiras de VRSA e estende-se às localidades vizinhas de Castro Marim e Ayamonte integrando, desta forma, a programação da Eurocidade do Guadiana, uma estrutura de cooperação transfronteiriça constituída pelos três municípios.

Durante duas semanas, os municípios da Eurocidade apresentam um cartaz cultural que visa estreitar os laços entre Portugal e a República de Cuba, o que, aliás, já vem sendo desenvolvido, há alguns anos, através do protocolo de geminação estabelecido entre VRSA e a cidade de Playa (2006) e de outros acordos de cooperação com os serviços de saúde de Cuba.

A iniciativa dá também seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, saúde (medicina desportiva), desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

A programação tem início esta quarta-feira, dia 24, às 18h30, em VRSA, com a inauguração de uma exposição coletiva com fotografia de Roberto Chile e Alex Castro e pintura de Pincho.

A inauguração será seguida pela conferência «A Cultura em Cuba e a sua influência na América Latina», conduzida por Erasmo Lazcano. A jornada de arranque termina com a música cubana de Adrián Berazaín.

No dia 25, em Castro Marim, terá lugar a inauguração da sala de fisioterapia e ginásio do lar da Santa Casa da Misericórdia, onde se inclui uma sessão de treino com o preparador físico Yoan Polido.

A 26 de julho, a programação é dedicada às celebrações do dia dos avós. A jornada inicia-se com uma aula de ginástica na Casa do Avô de Monte Gordo, contempla atividades para avós e netos em Castro Marim e inclui um debate subordinado ao tema «Viver com qualidade na 3ª idade», no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA.

Ainda no dia 26, a programação chega a Ayamonte (Espanha), com um concerto de música cubana conduzido por Adrián Berazaín, às 22h00. A música será acompanhada por uma demonstração de cocktails cubanos.

No dia 27 de julho, os diálogos sobre a saúde regressam ao Centro Cultural António Aleixo (VRSA), às 19h00, onde será também dado destaque à colaboração de VRSA com os serviços de saúde cubanos, ao abrigo da qual diversos munícipes beneficiaram de tratamentos na área da oftalmologia e da medicina de reabilitação.

No dia 2 de agosto, os temas da saúde voltam a estar em destaque na rádio Eurocidade, numa emissão transmitida a partir de Ayamonte, às 12h00. À tarde, pelas 18h00, a Igreja do Castelo de Castro Marim abre portas para receber a exposição coletiva de Roberto Chile, Alex Castro e Pincho.

No dia 5 de agosto, a programação centra-se em Ayamonte, com a inauguração da exposição de fotografia de Sanchez Serrano, e será acompanhada por música cubana.

O programa encerra no dia 7 de agosto com um concerto de Adrián Berazaín, na localidade de Altura (Castro Marim), a partir das 22h00.

O Encontro de Cultura Cubana é uma organização conjunta dos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António e da Sociedad Cultural José Martí.

 

Conheça aqui o programa completo.

 

Comentários

pub