Empresa de fruta investe 1,5 milhões em pomar no concelho de Mora

A Granfer, empresa que se dedica à produção, conservação, normalização e comercialização de frutas frescas, está a investir num pomar […]

A Granfer, empresa que se dedica à produção, conservação, normalização e comercialização de frutas frescas, está a investir num pomar na Herdade da Barroca, perto de Mora.

Com 26 anos de existência, a empresa tem sede em Óbidos e o seu principal produto é a pêra rocha. Com produção própria, trabalha também pêssegos, nectarinas, maçãs, ameixas e damascos. Por ano produz em média 20 mil toneladas, das quais exporta cerca de 70% para países como o Brasil, Inglaterra, Alemanha, França e Polónia.

A plantação em Cabeção é constituída por 80 hectares de pêssegos, nectarinas e ameixas, uma parte plantada em 2012 e o restante em 2013. O investimento traduz-se num total de 1,5 milhões de euros, que inclui para além da plantação a construção de um armazém e de câmaras frigoríficas.

O projeto, que de momento emprega 10 pessoas, contribui para o desenvolvimento da região e dentro de dois anos prevê-se que sejam necessárias 50 pessoas ou mais para acompanhar certos momentos da produção.

Para a Câmara Municipal de Mora, “trata-se de um investimento importantíssimo para o concelho na medida em que vem criar postos de trabalho num setor, a agricultura, que há muito os vinha perdendo lançando no desemprego muitas pessoas”.

“É um balão de oxigénio para o concelho pelos postos de trabalho que já criou e pelos que ainda irá criar dando por isso um contributo muito positivo para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia”, afirma o presidente Luís Simão.

A inovação é um dos pilares primordiais da Granfer, numa procura constante de soluções na vanguarda de alta tecnologia, bem como a diferenciação pela qualidade dos produtos comercializados, tendo sempre em vista a resposta adequada às exigências do mercado.

A empresa pondera mais investimentos na zona, dependendo do comportamento do pomar e da evolução do mercado nos próximos anos.

Comentários

pub