Dois helicópteros ajudam a combater fogo em Santana da Serra

Dois helicópteros bombardeiros estão a ajudar no combate ao fogo que lavra desde cerca das 14h30 na zona da Portela […]

Dois helicópteros bombardeiros estão a ajudar no combate ao fogo que lavra desde cerca das 14h30 na zona da Portela do Lobo, perto de Santana da Serra, concelho de Ourique, à beira do IP1.

A ação conjunta dos meios aéreos e dos meios no terreno – 138 homens e 46 veículos – permitiu, cerca das 19h20, reduzir o fogo de três para as duas frentes atuais, que continuam a devorar uma área de montado (sobreiros). Não há, no entanto, casas ameaçadas pelas chamas.

Aliás, a meio da tarde foram chamados os Grupos de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF01) de Évora e de Setúbal, bem como, um pouco mais tarde uma equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) da Força Especial de Bombeiros (FEB).

No teatro das operações, que estão a ser chefiadas pelo 2º Comandante Operacional Distrital de Beja, estão já o presidente da Câmara de Ourique e o vereador da Proteção Civil daquela autarquia.

Apesar de estar ainda longe do Algarve, a coluna de fumo do incêndio da Portela do Lobo é bem visível na região, nomeadamente pairando sobre a Serra de Monchique.

Este é, segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o único incêndio ativo em todo o país.

 

 

Comentários

pub