Companhia Nacional de Bailado une cinema e dança no Teatro das Figuras este sábado

A dança, no ecrã e no palco, será protagonista este sábado no Teatro das Figuras. A Companhia Nacional de Bailado […]

A dança, no ecrã e no palco, será protagonista este sábado no Teatro das Figuras. A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai apresentar o bailado «A Sagração da Primavera», de Igor Stravinsky, dirigido e coreografado por Olga Roriz, depois de exibir a curta-metragem «La Valse», realizada por João Botelho e coreografada por Paulo Ribeiro. O espetáculo, que assinala os oito anos de existência do Teatro das Figuras, tem início às 21h30.

Duas produções que têm como denominador comum a CNB e os seus bailarinos, protagonistas tanto no filme como em palco. O nosso jornal terá dois bilhetes duplos para oferecer para o espetáculo, num passatempo a lançar entre hoje e amanhã.

«Temos a Sagração da Primavera, que este ano faz cem anos que foi estreada e tinha de ser uma das peças fundamentais da nossa programação de 2013. Trazemos aqui a versão da Olga Roriz, que é uma belíssima produção, que tenho a certeza que vai agradar o público algarvio», referiu a diretora da CNB Luísa Taveira, em declarações à Rádio Universitária do Algarve RUS FM e ao Sul Informação.

Antes do bailado, será exibido o filme de João Botelho. «A inspiração da curta-metragem é a peça musical La Valse, de Maurice Ravel, que, digamos assim, “casa” bem com a Sagração da Primavera. Nem sempre é fácil juntar qualquer outra peça musical a este bailado. Esta pequena peça, que no fundo é uma introdução, é interpretada pelos bailarinos da CNB», disse ainda Luísa Taveira.

A versão de La Valse usada no filme foi interpretada pela Orchestre du Théâtre des Champs-Élysées sob a direção musical do Maestro Pedro de Freitas Branco (Paris, 1953).

«Se, por um lado, La Valse foi escrita numa altura em que a Europa tinha pouca luz ao fundo do Túnel [Pós II Guerra Mundial], por outro lado há aqui a mensagem contrária da Sagração da Primavera que vem dizer: Não, isto renasce sempre! Acho que é uma mensagem bem atual, até», considerou a diretora da CNB.

O espetáculo é dirigido a maiores de 4 anos. Os bilhetes custam 15 euros, com desconto de 25 por cento para maiores de 65 anos e 30 por cento para amigos do TMF. Menores de 30 anos pagam 5 euros.

 

CNB fez «todos os esforços» para regressar ao Algarve em 2013

«É um prazer estar de volta ao Algarve, já há algum tempo que não visitamos a região e este ano tinha mesmo de ser. As coisas não estão fáceis, mas achámos que devíamos fazer todos os esforços para vir a esta belíssima sala que é o Teatro das Figuras», considerou Luísa Taveira.

A diretora da CNB frisou que a companhia «faz questão de fazer uma digressão pelo país e temos cumprido essa missão sempre». «Mas o facto de os teatros e as câmaras municipais não estarem a investir muito em cultura, o que é perfeitamente natural em tempo de crise, faz com que seja um esforço cada vez maior para nós», disse.

 

 

Comentários

pub