Casa do Cante tem estúdio de gravação para grupos corais de Reguengos de Monsaraz

A Casa do Cante, um espaço que visa a promoção, exaltação e estudo do cante alentejano, vai ser inaugurada no […]

A Casa do Cante, um espaço que visa a promoção, exaltação e estudo do cante alentejano, vai ser inaugurada no dia 21 de julho, às 19h00, no Telheiro (Reguengos de Monsaraz), na abertura da Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

A Casa do Cante vai ter uma área interpretativa sobre o cante alentejano e um auditório com estúdio para gravações de cds para os grupos corais. Assim, os turistas e todos os visitantes deste espaço poderão conhecer o cante alentejano, participar em ensaios dos grupos corais e levar um registo em cd ou em dvd dessa experiência.

A Casa do Cante, onde ficará sediado o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, será igualmente um espaço para ensaios e atuações de todos os grupos corais do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Junto à Casa do Cante foi construído o Parque de Eventos do Telheiro, um recinto multiusos complementar que será gerido pela Associação Gerações do Telheiro em prol da comunidade.

Após a inauguração da Casa do Cante, a partir das 20h30, vão decorrer as primeiras atuações neste espaço com os grupos corais do concelho.

Em palco vão estar o Grupo Coral Gente Nova de Campinho, o Grupo Coral “Os Bel’Aurora” de Campinho (grupo juvenil), o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago prossegue no dia 26 de julho na vila medieval de Monsaraz. A partir das 22h00 decorre o Dia da Cooperação Transfronteiriça com o espetáculo “Sons Ibéricos” e as atuações do Grupo Coral Feminino da Granja “Flores de Abril”, Tuna Estudiantina de Alconchel, Coro ARS VETERÁ – Villanueva del Fresno e o Grupo “A Moda Mãe”.

No dia 27 de julho, pelas 10h00, inicia-se na Igreja de Santiago o colóquio “Cante Alentejano – Salvaguarda, Sustentabilidade e Transmissão”.

A sessão de abertura vai ter intervenções de José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Ribeiro e Castro, da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, Jorge Nunes, presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, Joaquim Cardoso, presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz, e Paulo Lima, que pertence ao Comité Científico da candidatura do Cante a Património Cultural Imaterial da UNESCO e é responsável pela Casa do Cante de Serpa.

O primeiro painel, “10 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial”, estará a cargo de Ana Paula Amendoeira (ICOMOS), Jacinta Oliveira (Fundação INATEL) e Ceia da Silva (Turismo do Alentejo, ERT).

Durante a tarde, o segundo painel, intitulado “Salvaguarda, Sustentabilidade e Transmissão”, terá comunicações de Paulo Lima (Casa do Cante de Serpa) e Joaquina Margalha (Vereadora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz).

Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “Cante Alentejano – Desafios na Transmissão”, com a apresentação de vários projetos de grupos corais infantis e juvenis que estão a ser desenvolvidos com o objetivo de preservar e difundir o cante alentejano às novas gerações, nomeadamente o projeto da Damaia, por Joaquina Miranda, o de Serpa, por Pedro Mestre, o de S. Pedro do Corval, por Inácio Santos, e o de Campinho, por Anabela Caeiro.

Depois, a partir das 19h00, no Largo D. Nuno Alvares Pereira, vão atuar o Projeto da Damaia – Os Rouxinóis da Damaia, o Projeto Serpa – Grupo Juvenil Vila Nova de S. Bento e o Projeto de Campinho – Grupo Coral “Os Bel’Aurora” de Campinho.

A terminar, pelas 22h00, junto à Porta da Alcoba, realiza-se a Festa do Cante, um espetáculo que vai registar a primeira atuação conjunta dos quatro grupos corais do concelho.

A Festa do Cante terá ainda as participações de Carlos Guilherme, Pedro Mestre, Manuel Sérgio e José Farinha, Quarteto de Cordas Baccus, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico Camponeses de Pias, Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e Grupo Coral Juvenil de Vila Nova de São Bento.

Comentários

pub