Aula do Estado Novo recriada em Núcleo Museológico alcoutenejo

O Núcleo Museológico de Santa Justa, em Alcoutim, vai acolher a recriação de uma aula nos anos 60/70, numa viagem […]

O Núcleo Museológico de Santa Justa, em Alcoutim, vai acolher a recriação de uma aula nos anos 60/70, numa viagem ao Estado Novo e ao modelo escolar então em vigor, esta quinta-feira, às 21 horas. Esta é uma proposta do «Projeto Alcoutim», que pretende mostrar como decorria uma aula naquele tempo, «desde o Hino Nacional no início da lição ao uso da palmatória!».

«É uma proposta de Serão para pais e filhos onde haverá a oportunidade de ouvir o testemunho de uma professora que iniciou a sua carreira em 1964», acrescentou o «Projeto Alcoutim». Nesta recriação, nem sequer faltará a revisão da matéria, feita pela professora.

A iniciativa, que irá decorrer mensalmente até outubro, também tem por objetivo «valorizar o património cultural material e imaterial e fazer com que as pessoas do Monte de Santa Justa se apropriem de um espaço que é seu e o mostrem ao visitantes e amigos e ainda que façam dele um espaço de convívio e Serões temáticos», segundo a Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia e coordenadora do «Projeto Alcoutim» Maria Luísa Francisco

O Núcleo Museológico de Santa Justa fica situado entre Martinlongo e Alcoutim, existindo sinalética indicativa na estrada que liga as duas localidades.

Comentários

pub