Artista holandês mostra a sua «Arte com Lata» no Museu de Portimão

«Arte com Lata» é o título da exposição do artista plástico holandês Eric de Bruijn, composta por uma série de […]

«Arte com Lata» é o título da exposição do artista plástico holandês Eric de Bruijn, composta por uma série de imagens criadas com base nas antigas ilustrações litográficas coloridas das latas de conserva, que abre dia 3 de agosto, às 21h30, no átrio do Museu de Prtimão.

As imagens, que ficarão patentes até 29 de setembro, foram impressas diretamente na chapa de metal e, a partir desse processo, o artista sobrepôs a sua intervenção, propondo um novo olhar sobre estas formas tão comuns e presentes na nossa memória coletiva.

Segundo o Museu de Portimão, as latas de conserva despertaram no artista plástico «sentimentos de nostalgia e saudade, pelo que sentiu a necessidade de reinterpretar e de se relacionar criativamente com estes objetos, sintetizando nas suas imagens o universo industrial conserveiro de Portimão, em particular, e do Algarve, em geral», salienta a Câmara de Portimão em nota de imprensa.

José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, acrescentou em declarações ao Sul Informação que o artista «encontrou nas latas de conservas uma espécie de síntese da relação com o Portugal marítimo e piscatório. Ele disse-me que foi nas latas de conservas que encontrou mais o espírito português do mar, como se uma lata conservasse e guardasse esse espírito».

Eric de Bruijn usa sobretudo imagens litográficas de latas de conservas das marcas Rita e La Rose, produzidas na fábrica Feu, cujo edifício alberga hoje o Museu de Portimão, pelo que esta exposição é quase um regresso às origens.

Eric de Bruijn nasceu em 1957 na Holanda e há cerca de dez anos veio viver e trabalhar para Portugal, estando radicado em Lagos, tendo desde logo assumido uma forte empatia pela história marítima do povo português.

Conhecido como um pintor figurativo e abstrato lírico, o trabalho de Eric de Bruijn já passou por várias galerias e mostras de arte da Europa e dos Estados Unidos da América.

Comentários

pub