Artesã de Lagos ganha Prémio Nacional de Artesanato 2013

A peça “Toalha de Mesa”, da artesã Maria Cristina Duarte Oliveira Candeias, de Lagos, obteve o 1º Prémio na Modalidade […]

A peça “Toalha de Mesa”, da artesã Maria Cristina Duarte Oliveira Candeias, de Lagos, obteve o 1º Prémio na Modalidade de Artesanato Contemporâneo, no Prémio Nacional de Artesanato 2013 (PNA).

Aliás, no âmbito deste galardão, este ano subordinado ao tema “Entrelaçar – As Artes de trabalhar e entrelaçar fibras vegetais“, das nove peças selecionadas na região do Algarve, duas mereceram lugar de destaque na seleção nacional.

Assim, também a peça “Covo de Peixe”, concorrente na Modalidade de Artesanato Tradicional, do artesão José Rodrigues Amendoeira, de Almancil, recebeu uma Menção Honrosa.

As peças estiveram em exposição na 26.ª edição da Feira Internacional de Artesanato, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa entre 6 e 14 de julho, onde puderam ser apreciadas pelo público em geral.

O Prémio Nacional de Artesanato (PNA), nas modalidades de “Artesanato Tradicional” e “Artesanato Contemporâneo”, instituído pelo Ministério da Economia e do Emprego, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, é uma iniciativa bienal, iniciada há 26 anos, que visa a valorização social e cultural dos artesãos, distinguindo-os através das suas competências técnicas, profissionais e estéticas.

Em simultâneo, o PNA constitui-se como um incentivo à produção artesanal, à qualidade e à inovação, fatores fundamentais para o desenvolvimento e afirmação do sector das artes e ofícios portugueses.

A edição de 2013, subordinada ao tema “Entrelaçar – As artes de trabalhar e entrelaçar fibras vegetais”, direcionou-se para um subsetor artesanal que tem sido muito ameaçado pela concorrência de produtos similares importados e de baixo preço, que carece de projetos inovadores que favoreçam a afirmação no mercado e contribuam para a criação de empregos sustentáveis.

Em nota de imprensa, o delegado regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional agradece a todos os artesãos que, «com o seu profissionalismo e criatividade contribuíram para a valorização do artesanato regional e deseja que o reconhecimento obtido constitua um estímulo para todos os que se dedicam a estas artes na região».

Comentários

pub