Área Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina comemora 25 anos

O 25º aniversário da classificação da Área Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está a ser comemorado até ao […]

O 25º aniversário da classificação da Área Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está a ser comemorado até ao próximo dia 12 de julho, através da realização de iniciativas que pretendem assinalar a data e afirmar a importância de uma das zonas costeiras melhor preservadas na Europa.

A cerimónia oficial das comemorações acontecerá no dia 9 de julho, pelas 17h30, no Forte do Pessegueiro, Porto Covo, com uma exposição, palestra e teatro.

No dia 12 de Julho, pelas 16h00, será promovido um Encontro de reflexão e “confraternização natural”, com a participação dos contribuintes históricos e contemporâneos para a classificação e gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que decorrerá no Restaurante da Escola Profissional de Odemira.

Outra das atividades será o Dia Aberto do PNSACV, a realizar entre os dias 6 e 12 julho, através de uma parceria com entidades como a QUERCUS e várias empresas de produção agrícola e pecuária com sede e/ou atividade na área do PNSACV.

Haverá diversas ações ambientais, passeios pedestres e passeios de barco no rio Mira, visitas a sedes de empresas, circuito BTT, uma sessão de astronomia sobre constelações, entre muitas outras.

Em 1988 foi classificada esta área como Paisagem Protegida, com o objetivo de preservar os valores naturais existentes e disciplinar a ocupação do espaço (Decreto-Lei n.º 241/88, de 7 de julho).

Em 1995 foi criado o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com incidência na mesma área territorial e incluindo uma área marinha adjacente (Decreto Regulamentar nº 26/95, de 21 de setembro).

A área do PNSACV tem uma grande diversidade de habitats costeiros, onde uma flora enriquecida com a presença de espécies endémicas, a avifauna e ictiofauna detêm um papel destacado.

De entre os habitats existentes nesta região destaca-se uma significativa zona marinha: arribas, praias, dunas, charnecas e zonas húmidas (com estuários, sistemas lagunares, cursos de água, lagoas temporárias, pequenos açudes e uma vasta zona húmida costeira).

Comentários

pub