Alojamento local vai ser explicado na aldeia são-brasense de Parises

O Centro de Convívio de Parises, São Brás de Alportel, recebe esta segunda-feira, a partir das 19 horas, uma sessão […]

O Centro de Convívio de Parises, São Brás de Alportel, recebe esta segunda-feira, a partir das 19 horas, uma sessão informativa sobre alojamento local. Uma forma de dar a conhecer o enquadramento legal deste modelo de alojamento turístico temporário, cada vez mais procurado nas localidades atravessadas pela Via Algarviana, como é o caso de Parises.

A sessão vai contar com a técnica da Câmara de São Brás responsável pelo apoio à instalação de atividades económicas locais Cláudia Custódio, que irá «disponibilizar  informação sobre a legislação existente e prestar esclarecimentos sobre dúvidas alusivas à temática». A sessão destina-se a todas as pessoas que queiram rentabilizar um espaço habitacional existente ou que estejam interessadas em investir nesta área de negócio.

Alojamento local consiste num tipo de alojamento temporário constituído por moradias, apartamentos e estabelecimentos de hospedagem que, pelas suas características não se enquadram nas modalidades de empreendimentos turísticos existentes.

«Esta tipologia de alojamento tem a vantagem de exigir menos burocracia do que as tradicionais unidades de turismo e depende, para o seu funcionamento, de uma declaração de utilização por parte da Câmara Municipal. Pela simplificação dos procedimentos que estão inerentes à criação do alojamento local considerou-se fundamental desenvolver uma sessão informativa alusiva ao tema», ilustrou a autarquia são-brasense, numa nota de imprensa.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do gabinete de empreendedorismo do plano LARA, que procura estimular a criação de novos negócios em todo o território de São Brás de Alportel.

Comentários

pub