Municípios do Algarve pagam 300 mil euros para reforço dos meios técnicos de combate a incêndios

Os 16 municípios do Algarve, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), as 13 Associações Humanitárias de Bombeiros e a […]

Os 16 municípios do Algarve, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), as 13 Associações Humanitárias de Bombeiros e a Federação dos Bombeiros do Algarve assinaram no dia 1 de julho, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em Faro, um protocolo para reforço dos meios técnicos e de proteção civil existentes na região.

Este protocolo irá permitir reforçar as compensações pagas aos Bombeiros que integram o Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais e que passam assim a receber 60 euros por cada período de 24 horas (totalizando um acréscimo de 15 euros aos 45 já pagos pela ANPC).

Segundo a AMAL, esta iniciativa “pioneira e que contribui para um dispositivo de resposta integrado e transversal que atua em contexto de região”, representa um investimento que ronda os 300 mil euros repartidos de igual forma pelos 16 concelhos algarvios.

O dispositivo de combate no Algarve vai contar, nos meses de julho, agosto e setembro com 450 operacionais, apoiados por 114 meios técnicos e três meios aéreos.

Foram igualmente constituídas duas brigadas de reforço, num total de 28 bombeiros e oito veículos, uma localizada no Sotavento e outra no Barlavento.

Comentários

pub