Albufeira enterra linhas aéreas de alta tensão

A obra da passagem das linhas aéreas de 60 KV a subterrâneas na Subestação de Albufeira já se encontra concluída. […]

A obra da passagem das linhas aéreas de 60 KV a subterrâneas na Subestação de Albufeira já se encontra concluída. Os trabalhos resultaram da assinatura de um protocolo entre o Município de Albufeira e a EDP Distribuição Energia SA.

A obra de enterramento das linhas de alta tensão que ligam à Subestação de Albufeira já se encontra concluída, anunciou a Câmara local.

Os trabalhos que tiveram início em 2010 resultaram do protocolo firmado entre o Município de Albufeira e a EDP com vista à passagem das linhas aéreas de 60 KV a subterrâneas, numa extensão de aproximadamente 1600 metros, deixando estas de ser conduzidas à subestação de forma aérea, na zona da Urbanização dos Caliços.

Cabos de alta tensão a ser enterrados

O projeto, que envolveu um investimento por parte da Autarquia na ordem dos 3 milhões de euros, esteve a decorrer faseadamente, por forma a aproveitar os trabalhos de Requalificação da Estrada Nacional 395, entre o Beco da Cocheira e o Acesso ao Centro de Saúde, e as obras de terraplanagem do prolongamento da rua Paul Harris, entre o Centro de Saúde e a rotunda existente a nascente.

A última fase da obra decorreu durante o mês de junho, com a desmontagem dos condutores da linha LN60 0052 Albufeira – Armação de Pêra.

O presidente da Câmara  José Carlos Rolo salienta que está muito satisfeito com a conclusão dos trabalhos, “não só por significarem uma melhoria substancial das condições de fornecimento de energia ao Concelho, mas também pela mais-valia conseguida ao nível do impacto paisagístico”.

Cabos de alta tensão a ser desmontados

O vereador do pelouro das Acessibilidades e Energia, Carlos Quintino, refere que “do ponto de vista da diminuição dos possíveis riscos para a saúde da população, e mesmo com a Organização Mundial de Saúde a afirmar que os estudos científicos existentes não comprovam os perigos dos campos eletromagnéticos gerados pelos cabos de alta tensão, é importante a Autarquia poder garantir a tranquilidade da população nesta matéria, e isso foi agora conseguido”.

Comentários

pub