Açude de Galaxos está a ser aproveitado como praia fluvial

O Açude de Galaxos, na freguesia de Vaqueiros, Alcoutim, está a ser aproveitado como praia fluvial, tendo, nos últimos dias, […]

O Açude de Galaxos, na freguesia de Vaqueiros, Alcoutim, está a ser aproveitado como praia fluvial, tendo, nos últimos dias, sido procurado por residentes e turistas.

A construção do açude de Galaxos foi concluída no final do ano passado. Além de facilitar a rega das pequenas explorações agrícolas existentes nas margens da ribeira de Odeleite e permitir a recarga dos lençóis freáticos, que, muitas vezes, esgotam por completo no verão.

A Câmara Municipal de Alcoutim pretende, «num futuro próximo», dotar este açude das infraestruturas necessárias para ser amplamente usado como zona de lazer, de modo a torná-lo também e oficialmente, uma praia fluvial.

A obra custou à autarquia de Alcoutim 246.568,44 euros, valor que também integra a construção do açude da Várzea, que está a decorrer.

A construção deste açude foi apoiada pelo programa da CCDR Algarve, “Ribeiras do Algarve”, ao qual a Câmara Municipal de Alcoutim se candidatou, arranjando financiamento de 65% para a obra.

Comentários

pub