Abel Xavier quer equipa do Olhanense «extremamente competitiva e com caráter»

Abel Xavier foi apresentado hoje, quarta-feira, como o novo treinador do Olhanense, numa sessão dirigida aos jornalistas, à qual não […]

Abel Xavier foi apresentado hoje, quarta-feira, como o novo treinador do Olhanense, numa sessão dirigida aos jornalistas, à qual não quiseram faltar muitos sócios do clube. O ex-internacional português, que terá em Olhão a sua primeira experiência como técnico, disse estar consciente das dificuldades que o esperam e apenas prometeu trabalho e que tentará formar uma equipa «com caráter e extremamente competitiva».

Os momentos que o clube tem vivido, com as dificuldades financeiras que marcaram a última época desportiva, a consequente saída de alguns jogadores importantes e a transição para a nova Sociedade Anónima Desportiva (SAD), aconselham prudência. Até porque «reconstruir um plantel não é tarefa fácil», frisou Abel Xavier.

Neste defeso, o Olhanense já viu jogadores como Babanco, Fernando Alexandre e Targino, que eram titulares na época passada, sair do clube. Neste momento, segundo uma lista divulgada pelo emblema de Olhão, o novo treinador têm à sua disposição 14 jogadores com contrato, cinco dos quais recentemente inscritos.

Segundo Abel Xavier, no primeiro treino que orientou estiveram presentes «mais de 20 jogadores», estando neste momento em observação «10 ou 11 jogadores».

Do ano passado transitam Yontcha, David Silva, Francesco D’ Onofrio, Rui Duarte e André Micael, bem como o guarda-redes Ricardo e Lucas de Souza, que renovaram contrato. De regresso ao clube estão Paulo Regula e Leandro Turossi. As novas aquisições são Jorge Ribeiro (ex-Granada), Pedro Celestino (ex-Cluj), Vítor Bastos (ex-Vitória de Guimarães), Jean Courbonne (ex-Novara Calcio) e Leandro Silva, ou Caju (ex-Farense).

«Infelizmente, perderam-se ativos para clubes concorrentes, nesta fase de transição. Vamos focar-nos em criar uma equipa de base e tentar aproveitar alguns excedentes de clubes italianos e portugueses», referiu o novo técnico.

Esta referência a Itália deve-se aos investidores que entraram no Olhanense, com a criação da SAD, provenientes daquele país. Na apresentação de Abel Xaver, já marcou presença na mesa o novo vice-presidente do clube Igor Campedelli. O técnico até serviu de tradutor ao novo dirigente, que ainda não domina o português.

Da parte do representante dos novos investidores italianos chegou uma palavra de «esperança para o futuro». «Foi um par de meses difícil. Tivemos de fazer um pequeno milagre para garantir que o Olhanense tinha um futuro», revelou Igor Campedelli.

«Agora, temos de olhar em frente. Temos pouco tempo para criar uma equipa competitiva, para disputar um campeonato tão exigente como é a I Liga. Mas não temos medo», garantiu o dirigente italiano do Olhanense.

Campedelli deixou também uma mensagem aos sócios e adeptos, alguns dos quais estiveram presentes no Museu do Olhanense, onde decorreu a sessão e que não esconderam o seu entusiasmo em relação «à nova página da vida do clube», como ilustrou o presidente do Olhanense Isidoro Sousa. «Terão que ter paciência e confiança» pediu o vice-presidente da SAD do Olhanense, mas reiterou que está otimista que irão conseguir atingir «o grande objetivo da manutenção na I Liga».

O Olhanense, que apenas esta semana foi autorizado a inscrever novos jogadores, devido às regras que obrigam os clubes a ter as contas em dia, começa a preparação da nova época com algum atraso em relação aos demais clubes da I Liga. Algo que vai dificultar a tarefa da nova equipa técnica, mas que «não servirá de desculpa», garantiu Abel Xavier.

O novo técnico principal contará na sua equipa técnica com os adjuntos Porfírio Amorim e Daniel Castro, bem como com Rui Pinto como treinador de guarda-redes. O departamento clínico está entregue ao médico Veloso Gomes e aos fisioterapeutas Fernando Belo e Miguel Bruno.

Comentários

pub