Lagoa promove visitas guiadas ao Convento de São José

A Câmara de Lagoa vai promover, entre 25 de junho e 18 de julho, visitas guiadas e gratuitas ao Convento […]

A Câmara de Lagoa vai promover, entre 25 de junho e 18 de julho, visitas guiadas e gratuitas ao Convento de São José, numa iniciativa denominada “Encontro com o Património”.

As visitas terão lugar todas as terças-feiras, entre as 10 e as 12 horas, e quintas-feiras, entre as 15 e as 17 horas, e destinam-se a celebrar o vigésimo aniversário do momento em que a Câmara Municipal de Lagoa determinou a recuperação do edifício para que nele passasse a funcionar um Centro Cultural.

Constituindo um monumento carismático da cidade, devido ao seu contexto histórico e social, o Município considerou «oportuna» a comemoração desta data.

O programa de visitas guiadas “Encontro com o Património” é uma iniciativa a ser dinamizada durante quatro semanas, entre 25 de junho e 18 de julho, «dada a relevante importância deste equipamento sociocultural de Lagoa».

As visitas guiadas dependem de marcação prévia, quer por parte de residentes, quer por parte de turistas, que poderão ter a oportunidade de conhecer, ala a ala, espaço a espaço, um edifício marcante na história do Concelho de Lagoa.

O Convento de S. José foi fundado entre 1710 e 1713, tendo sido um recolhimento de mulheres e crianças do sexo feminino abandonadas fomentando a sua educação, sob a orientação por freiras carmelitas.

Em 1836, com a extinção das ordens religiosas em Portugal, passou para as mãos do Estado, mas na década de 70 do século XIX voltou a ser ocupado por freiras, desta vez dominicanas.

Foi adquirido pela Câmara de Lagoa a 27 de março de 1924, tendo passado a funcionar aí a escola primária, que só abandonou o edifício já no final dos anos 60.

Recebeu importantes obras de restauro, recuperação e adaptação a novas funções há vinte anos. O então secretário de Estado da Cultura Pedro Santana Lopes procedeu à inauguração deste novo equipamento a 27 de maio de 1993.

Depois dessa data, o Convento de S. José recebeu mais obras e melhoramentos e expandiu-se em área utilizável. As celas e salas albergam atualmente exposições temporárias e nos corredores instala-se a exposição permanente. A antiga capela, conservada nos seus contornos originais, oferece palco a vários eventos, assim como o claustro. Dispõe ainda de um auditório para diversos usos.

No momento em que se comemoram vinte anos de atividade, vai ter mais uma ala (que está em obras de recuperação e adaptação), no espaço onde funcionou a Junta de Freguesia de Lagoa durante 41 anos, ampliando, assim, a área útil ao serviço da cultura de Lagoa.

Visitar a capela (com talha barroca), os claustros, a torre sineira, a roda dos expostos, as alas e tantos outros espaços é recuperar um pedaço da história de um convento que resistiu ao terramoto de 1755, embora tenha sofrido sérios danos.

Comentários

pub